Mesmo com oito rodadas pela frente no Brasileirão, o Grêmio já começa a analisar e projetar a temporada de 2025. O clube, que luta contra o rebaixamento no Brasileirão, já tem uma certeza: sete atletas deixarão o Tricolor em dezembro, no término do calendário do futebol brasileiro. Por outro lado, outros nomes ainda são debatidos internamente.
Confira a lista de atletas que deve sair ao final de 2024:
- Felipe Scheibig: seu contrato termina em dezembro e o Grêmio não buscará a renovação.
- Rafael Cabral: contrato de empréstimo com o Grêmio se encerra em dezembro. O Cruzeiro já indicou ao Grêmio que não renovará com Gabriel Grando, ocasionando o retorno dos dois goleiros aos seus clubes.
- Geromel: anunciou aposentadoria ao final da temporada, após 11 anos vestindo a camisa tricolor.
- Rodrigo Caio: contrato do zagueiro termina em dezembro e o Grêmio não deve buscar a renovação; com poucos minutos em campo, condição física é determinante na avaliação gremista.
- Fábio: o lateral-direito fará o anúncio de sua aposentadoria ao final de 2024.
- Reinaldo: conforme informado pela Rádio Imortal, o Grêmio não renovará o contrato com o lateral-esquerdo de 35 anos.
- Du Queiroz: com contrato de empréstimo até o final do ano, o volante possui cláusula fixa de compra em contrato no valor de 4 milhões de dólares; o Grêmio ativará a cláusula e o jogador deve voltar ao Zenit.
Técnico e dois jogadores têm situação indefinida no Grêmio para ano que vem
Além das sete saídas confirmadas, o Grêmio tem mais três contratos expirando no final de 2024. A permanência de Renato Portaluppi no comando técnico, assim como as renovações com Diego Costa e Soteldo, ainda são debatidas internamente e não possuem definição.
Muito questionado, Renato Portaluppi recusou comentar sobre o assunto "permanência no Grêmio" após a derrota no clássico Grenal. Alinhados com o técnico, o vice-presidente de Futebol Antônio Brum e o presidente do Grêmio Alberto Guerra adotam o mesmo tom, afirmando que a decisão se dará após o término do Campeonato Brasileiro. O martelo não está batido, mas tendência atual é de que Renato não permaneça no Imortal para 2025.
Com contrato até o final do ano Diego Costa vive situação parecida do seu comandante. Questionado sobre sua permanência após a vitória contra o Flamengo, no dia 22 de setembro, o centroavante afirmou que só vai conversar com o Grêmio sobre isso no final do ano. O jogador ainda reforçou que está feliz no Grêmio mas não quer "ser um peso" para o clube. A direção gremista ainda avalia a renovação de contrato com o atacante.
A situação mais complexa é a de Soteldo. O venezuelano está emprestado pelo Santos ao Grêmio até o final do ano. A cláusula de compra fixada em contrato é de 5 milhões de dólares, valor que os dirigentes gremistas descartam pagar ao Peixe. O Tricolor tenta compor uma negociação para a aquisição do atacante, envolvendo inclusive alguns jogadores no negócio. A definição, no entanto, ocorrerá apenas após o Brasileirão.