Cristaldo ou Monsalve? Renato já definiu no treino desta quinta-feira (31), mas quem será o titular contra o Fluminense ainda é um mistério na escalação gremista. Os meias disputam a posição desde a derrota do Grêmio para o Criciúma, quando Renato Portaluppi atribuiu o revés à escalação dos dois juntos no time. Até o último jogo, Cristaldo era o titular, mas Monsalve desbancou o argentino e iniciou a partida contra o Atlético-GO.
Cristaldo ou Monsalve? Os números idênticos
Cristaldo é o artilheiro da temporada gremista com 12 gols marcados, mas conta com um número muito maior de jogos em relação a Monsalve. No Tricolor, são 52 partidas do argentino em 2024; o colombiano entrou em campo em 14 oportunidades com a camisa do Grêmio. Por conta desta discrepância, a Rádio Imortal fez o levantamento dos números dos dois meias desde a estreia de Miguel Monsalve.
Monsalve estreou contra o Athletico Paranaense, vitória do Tricolor por 2 a 0 na Arena da Baixada com gol do colombiano. Desde então, contando a primeira partida, foram 14 jogos com três gols marcados e uma assistência. Em média, uma participação em gol a cada 204 minutos.
Cristaldo, por outro lado, atuou em 15 partidas desde então. Foram dois gols marcados e uma assistência no período. Uma participação em gol a cada 292 minutos. Por curiosidade, todas as participações em gol do argentino no período aconteceram quando o colombiano também estava em campo.
Juntos, os dois meias atuaram em cinco partidas: Criciúma 0x1 Grêmio, Grêmio 2x3 Atlético-MG, RB Bragantino 2x2 Grêmio, Grêmio 3x2 Flamengo e Grêmio 1x2 Criciúma. Após a derrota contra o clube catarinense, Renato Portaluppi decretou que o sistema com Cristaldo e Monsalve não deu certo.
"Já tinha falado que ia ser a última partida que íamos começar com essa formação. Com os dois juntos não dá para jogar. Nosso maior problema é dar muito espaço para os adversários. Nossos dois volantes só faltam botar eles na ambulância", declarou o técnico na oportunidade.
Renato define Dodi titular; veja provável escalação
Renato Portaluppi já tem definições importantes para a escalação que começará a partida. Afinal, as atividades realizadas no CT Luiz Carvalho indicam que Dodi será titular ao lado de Villasanti no confronto contra os cariocas.
Kannemann só realizou treinos físicos até aqui e é ausência quase certa. A disputa entre os meias segue aberta — Cristaldo e Monsalve brigam por uma vaga no time. O colombiano iniciou a última partida, mas teve atuação apagada na Arena, sendo substituído pelo argentino no decorrer do jogo.
Mais acirrada ainda é a concorrência pelos lados do campo. Aravena, Edenilson e Soteldo devem ocupar duas vagas no time titular; Pavón, que retornou de lesão contra o Atlético-GO, corre por fora.
Portanto, o provável Grêmio tem: Marchesín, João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi e Monsalve (Cristaldo); Aravena (Edenilson), Soteldo e Braithwaite.