Dia 9 de novembro de 2023, um dia inesquecível para os gremistas. Acima de tudo, o clímax de Luís Suárez no Grêmio ocorreu nesta data. O Grêmio encarou o Botafogo em confronto direto pelo título brasileiro e obteve uma vitória épica no São Januário, com três gols do Pistolero. Em outras palavras, há um ano, Suárez espantou o Brasil e virou um jogo que parecia perdido.
Suárez espantou o Brasil; relembre o jogo
A partida, válida pela 33ª rodada do Brasileirão 2023, era importante na disputa pelo título brasileiro; o Grêmio chegava ao confronto com 56 pontos, três a menos que o líder Botafogo. O clube da Estrela Solitária iniciou a partida de forma fulminante e, aos 5 minutos, abriu o placar com Diego Costa, atual centroavante do Imortal.
A resposta gremista veio com Éverton Galdino, três minutos depois. O atacante recebeu ótimo lançamento de Felipe Carballo e bateu cruzado. Perri sequer se mexeu; era o empate gremista aos 8 do primeiro tempo.
O ritmo do jogo não diminuiu. O Botafogo era melhor e aproveitou sua superioridade. Com 28 minutos do 1° tempo, Marlon Freitas achou grande passe para Diego Costa, que bateu forte. Gabriel Grando espalmou nos pés de Júnior Santos, que viu o gol livre e voltou a colocar a equipe carioca na frente do placar.
No intervalo, Renato realizou duas trocas: Cristaldo e Ferreira entraram; Carballo e Besozzi saíram. As trocas pareceram não surtir efeito porque, com menos de um minuto, o Botafogo ampliou. Di Plácido apareceu pelo lado direito e cruzou para Marlon Freitas, que bateu firme, de primeira, sem chances para Grando: 3 a 1.
O recital de Luís Suárez
Todavia, aos 4 minutos, o Grêmio começou sua reação. Ferreirinha recebeu pelo lado esquerdo, cortou para o meio e finalizou em cima de Adryelson. A bola sobrou para Suárez, que fintou Hugo e bateu no canto esquerdo de Lucas Perri: 3 a 2.
E o empate não demorou a chegar. Com 8 minutos, mais uma jogada de Ferreira pela esquerda. O ponta, depois que driblou Di Plácido, lançou Suárez na medida. O uruguaio deu apenas um toque na bola, certeiro, no canto do gol. O Grêmio igualava o marcador novamente.
Na linha intermediária, aos 23 minutos, Suárez iniciou tabela com Villasanti. O paraguaio deixou o centroavante na cara do gol e não teve jeito: o Pistolero cravou seu terceiro gol na partida, a virada do Grêmio que, empatava assim em pontos com o líder do campeonato com cinco rodadas para o fim do campeonato.