Após a final da Copa do Brasil 2024, na Arena MRV, em Minas Gerais, o presidente da CBF se manifestou sobre o calendário de 2025. Ednaldo Rodrigues comentou sobre questões pertinentes aos estaduais e o Campeonato Brasileiro. Porém, o grande motivo para mudanças é "culpa" da FIFA: o novo Super Mundial de Clubes.
A competição da FIFA deve acontecer entre junho e julho de 2025. Com a paralisação, por conta dos quatro times brasileiros classificados, conforme Rodrigues, os clubes decidiram, junto à CBF, pela ampliação do calendário.
"A CBF vai fazer um calendário avançado. Ainda não é o ideal, mas é um passo grande dado. Ouvindo Federações e clubes. Competição (Série A) que deve começar em 29, 30 de março, até 21 de dezembro. Isso com tempo mais curto para os Estaduais mesmo"
O calendário 2025 será apertado. Uma previsão de início do Campeonato Gaúcho está para meados de janeiro, com o termino ficando para março.
Calendário 2025 criticado
Pressionado por críticas feitas ao novo calendário estabelecido para CBF, o presidente Ednaldo Rodrigues preferiu contemporizar. ""Não se faz omelete sem quebrar os ovos. Cada um tem que dar sua parte", afirmou o mandatário.
Ainda sobre as críticas, Rodrigues garantiu que a modificação não vai afetar os clubes. "Quando se reclama do calendário, e diretoria de competições encontra uma fórmula que é importante. Não vai prejudicar pré-temporada e nem férias de ninguém. As férias devem ser divididas em dois tempos e que, por lei, é permitida", finalizou.
Grêmio abre semana de trabalhos para encarar o Juventude
O técnico Renato Portaluppi terá que mudar a escalação do Grêmio no próximo compromisso no Campeonato Brasileiro, contra o Juventude. Entretanto, a partida contra o Juventude, é tratada como decisiva pelo Grêmio, já que o jogo é um confronto direto para escapar do rebaixamento.
Dessa forma, o Grêmio tem desfalques confirmados e também tem a situação dos "selecionáveis". Assim o tricolor terá mais de uma semana de treinos para ajustar a equipe para o confronto diante do Juventude.
Um desfalque confirmado é do zagueiro Jemerson que levou o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão. Gustavo Martins está recuperado de lesão e deve ser o substituto ao lado de Rodrigo Ely.
Já sobre os três convocados, Grêmio estuda alternativas para ter Villasanti, Aravena e Soteldo à disposição do técnico Renato na partida contra o Juventude. A alternativa é armar uma logística de fretar voo aos "selecionáveis".
Contudo, no dia 19 de novembro, os três atletas do Grêmio estarão representando suas seleções nas partidas válidas pelas Eliminatórias para a Copa. Entretanto, no dia seguinte, às 19h, o Tricolor tem a partida contra a equipe da Serra pelo Campeonato Brasileiro.
Pensando na melhor logística, o Tricolor avalia caso a caso, bem como o Villasanti tem a situação mais difícil. Pois a seleção do Paraguai enfrenta a Bolívia em El Alto, na altitude.