O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, participou do programa Sem Filtro, de GZH. Na conversa, o presidente da FGF avaliou o calendário divulgado pela CBF e comentou sobre o tempo de duração do Gauchão 2025.
Com muitas mudanças, a CBF oficializou o calendário de 2025 para o futebol brasileiro nesta terça-feira (12). Será um ano de muitas alterações de datas em relação aos últimos anos, sobretudo por conta do Super Mundial de Clubes da FIFA, que ocorre entre junho e julho. Os Estaduais terão que ocorrer entre 12 de janeiro e 26 de março.
Durante a entrevista, o Presidente Hocsman foi perguntado sobre o início do Gauchão na data prevista pela CBF:
Pergunta - Marco Aurélio Souza, apresentador do programa Sem Filtro:
“O Campeonato Gaúcho de 2025 vai começar na data que a CBF lança como sugestão, nos dias 11 e 12 de janeiro?”
Resposta - Luciano Hocsman, presidente da FGF:
“Este assunto ainda será debatido entre a Federação e os clubes”.
No programa foram tratados outros assuntos envolvendo a fórmula do campeonato, a utilização do VAR desde a primeira rodada da competição e o presidente da FGF ainda demonstrou preocupação com a primeira fase do campeonato que será disputada praticamente durante um mês, o que pode prejudicar clubes do interior e ainda comentou sobre a final do estadual que tem data prevista para ser realizada um dia após a data FIFA de março.
CBF oficializa calendário de 2025; o que muda para o Grêmio?
Entretanto, com muitas mudanças, a CBF oficializou o calendário de 2025 para o futebol brasileiro nesta terça-feira (12). Será um ano de muitas alterações de datas em relação aos últimos anos, sobretudo por conta do Super Mundial de Clubes da FIFA, que ocorre entre junho e julho. Para paralisar o Brasileirão durante o torneio mundial, a entidade realizou modificações importantes. O que muda para o Grêmio no novo calendário da CBF?
O que muda para o Grêmio no novo calendário da CBF?
Dessa forma, o Grêmio deve antecipar a pré-temporada, uma vez que os Campeonatos Estaduais estão previstos para ter início no dia 12 de janeiro. Não se descarta a utilização de jovens da base nas primeiras rodadas do Gauchão.
A Copa do Brasil deverá ter início a partir do dia 19 de fevereiro; sem perspectiva de vaga para a Libertadores, o Grêmio iniciará a competição na primeira fase, em jogo único. Outra novidade na competição é a disputa das semifinais também em finais de semana, tal como as finais.
Entretato, a grande mudança, no entanto, é o início do Brasileirão no dia 29 de março e seu término apenas no dia 21 de dezembro, totalizando quase 10 meses de duração. Conforme a CBF, não haverão jogos em datas FIFA, embora isso não seja garantia de que os clubes não sofram com desfalques de convocados, tal como a situação atual do Grêmio para o confronto contra o Juventude. Haverá um recesso de 15 dias no meio do ano, para os clubes que não estarão na disputa do Mundial da FIFA.
Por fim, se conseguir vaga para a Copa Sul-Americana, o Tricolor poderá dar início na competição internacional a partir do dia 3 de março.
Confira as datas base divulgadas pela CBF para as competições de 2025:
- Campeonatos Estaduais: 12/01 a 26/03 (16 datas)
- Copa do Brasil: 19/02 a 09/11 (14 datas)
- Série A: 29/03 a 21/12 (38 datas)
- CONMEBOL Sul-Americana: 05/03 a 22/11 (15 datas)
- CONMEBOL Libertadores: 05/02 a 29/11 (19 datas)
Confira as datas de janelas de transferências em 2025:
- Primeira Janela de Registros de Atletas Profissionais 02/01 a 28/02
- Segunda janela de Registros de Atletas Profissionais 02/06 a 10/06
- Terceira janela de Registros de Atletas Profissionais 10/07 a 02/09