O dinamasques Braithwaite concedeu entrevista para o programa Bola da Vez, da ESPN. O atacante falou sobre a relação com o técnico Renato Portaluppi, o carinho do torcedor gremista e em relação a experiência de jogar no Brasil.
Durante a entrevista, Braithwaite foi perguntado sobre a convivência com o ídolo gremista no dia-a-dia da equipe.
“É um prazer conhecê-lo. Ele tem muita experiência como jogador e técnico. Mais do que todos os jogadores da equipe juntos. Sempre que ele fala, estou escutando. Sabe muito de futebol”
O atacante revelou que pesquisou sobre a carreira de jogador do Renato Portaluppi, para entender e conhecer as habilidades do treinador.
“Vi que era um baita jogador. Sempre estou o escutando. Tem muita experiência. Foi um atacante e sabe como jogar”
Quando perguntado sobre qual foi o melhor técnico da carreira, em tom de brincadeira, Braithwaite não exitou em falar que só podia ser Renato ou não seria mais titular da equipe.
“É difícil dizer. Renato é o primeiro e o segundo. Ou não vou jogar (risos). Não tive muito tempo com ele ainda, mas as coisas que vi dele são muito boas. Ele dá muita liberdade aos jogadores ofensivos”
Ao ser perguntado sobre as diferenças entre os gramados da Europa e do Brasil, Braithwaite mostrou indignação com os sintéticos.
“Os campos no Brasil são mais secos do que na Europa. E ainda há o sintético, que não é para jogador profissional. É muito perigoso. Não entendo como o Brasil permite isso”
Braithwaite não poupou elogios à torcida do Grêmio. Afirmou que durante toda a sua trajetória não viu nenhuma torcida parecida com a do tricolor.
“Coloco no topo (do ranking de torcidas). Aqui é diferente. É uma forma de viver. Completamente diferente. Gosto muito do ambiente que se cria, da pressão. Temos a sorte de dar alegrias como jogador. Não podemos esquecer disso. Se alguém tem um dia ruim, um bom jogo pode mudar isso”
Questionado sobre a competitividade do futebol brasileiro em relação, por exemplo, à do campeonato espanhol, o dinamarques destacou positivamente o futebol brasileiro.
“Aqui não é como o Barcelona ou Real Madrid, que dominam todos os jogos. Qualquer jogo se pode ganhar, e por isso que acho que se um time tem uma mentalidade com confiança, pode chegar longe aqui no Brasil".
“Renato está fora”; diz comunicador
Em seu canal no YouTube, o ex-dirigente gremista e comentarista da Rádio Gaúcha, César Cidade Dias, falou sobre Renato. O comunicador explicou que recebeu informações na manhã dessa sexta-feira (15), sobre a próxima temporada no Grêmio.
César Cidade Dias afirmou que o Grêmio não "está parado". Nas palavras dele, o Tricolor "vem trabalhando muito para a próxima temporada, mas o ambiente do Grêmio já sabe que Renato não irá permanecer no ano de 2025, esta é a grande informação". Segundo Dias, Luís Vagner Vivian, atual executivo de futebol do Grêmio, deve permanecer, mas perdendo espaço para a chegada de Luiz Felipe Scolari na pasta.
Novo técnico
Entretanto, além de dizer que "Renato está fora", o comunicador também afirmou que movimentos no mercado dão conta de que o Grêmio busca um treinador estrangeiro, de preferência argentino. Dessa forma o novo técnico não está contratado: "ainda não tenho o nome dele", confirmou César Cidade.