O técnico argentino Hernan Crespo está na pauta do Grêmio para 2025. O atual treinador gremista, Renato Portaluppi, está com o nome enfraquecido diante da torcida para o próximo ano. Porém, uma questão pode ser um empecilho para que o Tricolor contrate o novo comandante argentino: Crespo quer a Europa.
O ex-centroavante, que fez muito sucesso no futebol Europeu, tem raízes fortes com a Itália. Crespo foi jogador do Parma, time em que ele pendurou as chuteiras em 2011. Contudo, o técnico tem família na cidade italiana de mesmo nome e o profissional aguarda propostas de times europeus, após seu desligamento do Al Ain, no Catar.
Guerra quer Crespo
Alberto Guerra quer Crespo como técnico do Grêmio para 2025. A informação é do jornalista Diogo Rossi, divulgada no programa especial do Debate Raiz, neste sábado (16). O argentino está livre no mercado após passagem pelo futebol árabe. O presidente gremista entende que Hernán Crespo é o nome ideal para a reformulação planejada na próxima temporada.
"O que eu consegui de informação é que o presidente Alberto Guerra quer o Crespo. Ele gosta do Crespo. Ele acha o Crespo um treinador novo, moderno, atualizado, que faria uma transição de todo o processo que o Grêmio quer fazer", noticiou Diogo Rossi.
Crespo quer a Europa! Como ele foi, até aqui, como treinador:
Hernán Crespo, treinador argentino de 49 anos, conhecido mundialmente por sua carreira como centroavante na Europa. Como técnico, iniciou sua carreira em 2014, nas categorias de base do Parma. Em 2015, se tornou treinador profissional ao assumir o Modena, também da Itália.
Crespo recomeçou sua carreira como treinador em 2018 na Argentina, ao assumir o Banfield, local em que tem uma passagem pouco memorável. Afinal, a carreira decolou mesmo no Defensa y Justicia, clube que Crespo assumiu em janeiro de 2020. Um ano depois, o técnico conquistava seu primeiro grande título, a Copa Sul-Americana, derrotando o Lanús na final por 3 a 0.
Seu destaque em território argentino chamou sobretudo a atenção do São Paulo, que contratou Crespo em substituição a Fernando Diniz. Com o treinador, o clube paulista encerrou um jejum de 16 anos sem vencer o Campeonato Paulista, 8 anos sem título algum. A campanha no Brasileirão, no entanto, foi uma grande decepeção, e Crespo encerrou seu vínculo em comum acordo em outubro de 2021.
O argentino retomou sua carreira no Al-Duhail, do Catar, onde conquistou dois títulos em 2022: a Copa do Catar e a Copa das Estrelas. Posteriormente, foi contratado pelo Al Ain, dos Emirados Árabes, onde ganhou o segundo título continental na carreira: a Liga dos Campeões da Ásia, em jogo disputado no dia 25 de maio de 2024, superando o Yokohama F. Marinos na final. Após uma sequência de resultados ruins em outubro deste ano, Crespo pediu demissão do cargo e está livre no mercado desde então.