O Grêmio vive dificuldades na lateral-esquerda durante o ano de 2024. Reinaldo, o titular da posição, é muito contestado pela torcida e deve encerrar a sua passagem no final do ano. Mayk, o reserva imediato, não convenceu e ficou de fora por muitos jogos por questão física. Cuiabano, uma alternativa vinda da base, saiu para o Botafogo por cerca de 8 milhões de reais. Além disso, outra alternativa da base na posição está perdendo espaço no Tricolor.
Conforme apuração da Rádio Imortal, o lateral-esquerdo Zé Guilherme e o meia Bruno Cheron foram afastados para um grupo alternativo. Os jogadores não estarão mais sendo relacionados para treinos e jogos do sub-20 ou do profissional. Ambos estão perto de terminar o seu vínculo contratual com o Grêmio: Cheron no final de 2024 e Zé Guilherme na metade de 2025.
Os dois atletas estrearam no futebol profissional nesta temporada. Cheron atuou em apenas uma oportunidade, na altitude de La Paz, contra o The Strongest. O meia atuou por 24 minutos e saiu com uma lesão no pé. Zé Guilherme foi presença mais constante; atuou em nove partidas, entre Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, somando 312 minutos com a camisa do Imortal.
Novo calendário 2025 afeta a base do Grêmio
A CBF confirmou recentemente uma série de mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2025. Por conta do super Mundial de Clubes da FIFA, a tendência é um início de temporada mais precoce e o último jogo do Brasileirão acontecendo em 21 de dezembro. Porém, não é apenas o grupo profissional que passará por problemas, mas também a base do Grêmio que terá novo planejamento.
O Grêmio deve antecipar a pré-temporada, uma vez que os Campeonatos Estaduais estão previstos para ter início no dia 12 de janeiro. Não se descarta a utilização de jovens da base nas primeiras rodadas do Gauchão.
Algumas competições vão acontecer simultaneamente. Isso vai ocorrer principalmente no início do ano, em janeiro. Além do Gauchão, em que a tendência é de inicio no dia 12, acontece a Copa São Paulo de Futebol Junior, também em janeiro. A tradicional competição conta com os jovens, que também serão necessários para iniciar a temporada 2025 no principal.