O técnico Renato Portaluppi tem um desfalque confirmado para a partida contra o Cruzeiro. Rodrigo Ely não participou dos treinos de preparação para o confronto e está fora da viagem para Belo Horizonte. No setor, o treinador conta ainda com a ausência de Kannemann, que fez cirurgia no quadril e só voltará em abril de 2025. Portanto, a provável zaga que deve iniciar o jogo desta quarta-feira (27), válido pela 35ª rodada do Brasileirão, será inédita em 2025.
Finalmente nesta segunda-feira tornou-se público o problema clínico de Rodrigo Ely. O zagueiro saiu lesionado da partida contra o Juventude com muitas dores no pé direito. O clube não revelou a condição de Ely, mas descartou a possibilidade de fratura. Hoje, o repórter Saimon Bianchini, da Rádio Gaúcha, revelou que Ely teve uma luxação no pé e está definitivamente fora do jogo contra o Cruzeiro.
A provável zaga do Grêmio contra o Cruzeiro
A partir dessa confirmação, os favoritos para formar a zaga frente à equipe mineira são Geromel e Jemerson. Os dois não atuaram juntos como dupla desde a contratação do ex-jogador do Atlético Mineiro em maio deste ano. Jemerson retorna de suspensão, enquanto Geromel foi titular contra o Juventude e deverá ganhar sequência.
Gustavo Martins corre por fora na disputa. O jovem zagueiro entrou no lugar de Rodrigo Ely e recebeu críticas pela suas atuação contra o Juventude. Rodrigo Caio está em fim de contrato e não deverá receber oportunidades. Natã Felipe possui condições de jogo mas, por opção técnica, vem ficando inclusive fora do banco de reservas de Renato Portaluppi.
Arbitragem definida: Quem apita Cruzeiro x Grêmio?
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escolheu e divulgou a escala de arbitragem para Cruzeiro e Grêmio, no Mineirão. A partida decisiva será válida pela 35ª rodada do Brasileirão, na próxima quarta-feira (27), às 21h e demanda experiência no comando. Portanto, um dos mais conhecidos e experientes árbitros brasileiros é quem apita Cruzeiro x Grêmio.
Raphael Claus será o comandante da arbitragem. O Paulista, que apita jogos do Tricolor desde 2013, tem 45 anos e faz o segundo jogo do Imortal nessa edição de Brasileirão. O primeiro jogo foi o que marcou a volta do Grêmio e sua torcida para a Arena, após as enchentes: Grêmio 2x3 Atlético Mineiro.
Ao todo são 30 jogos do Grêmio apitados por Claus. O Imortal venceu 15 vezes, porém empatou em 10 oportunidades e saiu derrotado em 5. Um aproveitamento de 61% dos pontos disputados. Raphael é experiente, pois, por exemplo, contando somente o Campeonato Brasileiro da Série A, o paulista já apitou 23 jogos do Tricolor.
Claus foi árbitro duas vezes em "Grêmio x Cruzeiro". O primeiro jogo foi em 2017, empate em 3x3, no Mineirão. O segundo é mais recente, novo empate, na Arena, 1x1, em 2023.