O Grêmio empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro na noite desta quarta-feira (27), em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão. O gol do Tricolor foi marcado por Braithwaite, de letra, enquanto o Cruzeiro anotou seu tento com um golaço de Matheus Pereira. O Tricolor chega aos 41 pontos, ficando no 14° lugar e três pontos acima da zona de rebaixamento com mais três jogos restantes. Por conta disso, o Grêmio sofre mas soma ponto importante ao empatar com a equipe mineira. Na próxima rodada, enfrenta o São Paulo, na Arena do Grêmio, dia 1° de dezembro, domingo, às 16h.
Primeiro tempo
A primeira escapada da partida foi do time da casa, aos 2 minutos. Em jogada de contra-ataque, o lateral Marlon escapou con velocidade pelo lado esquerdo mas chutou sem direção para a linha de fundo. O Tricolor respondeu aos 7 com Aravena. O chileno recebeu de Cristaldo pela ponta esquerda, cortou para o meio e chutou forte. Cássio espalmou para o meio da área mas ninguém do Grêmio aproveitou.
No lance seguinte, a grande oportunidade dos primeiros minutos de jogo. Lautaro Díaz aproveitou lançamento para a área e finalizou de primeira, carimbando o travessão da meta do Grêmio. A pressão era total dos mandantes. Após escanteio, no minuto 10, William aproveitou a sobra e finalizou de fora da área. A bola desviou na zaga e se perdeu na linha de fundo.
Com 13 minutos no relógio, Reinaldo afastou uma bola de forma esquisita para o meio da área. Gabriel Veron ficou com ela e arriscou, por cima do gol. O Tricolor só conseguiu desafogar afinal aos 19. Em jogada de transição, Aravena tocou com precisão para João Pedro na linha de fundo. O lateral-direito cruzou rasteiro para o meio da área e achou Braithwaite. O dinamarquês marcou um golaço de letra: 1 a 0.

Grêmio melhora, mas é punido no final do 1° tempo
O Grêmio parecia ter se acertado em campo. Aos 23, novamente Aravena puxou ataque pela direita, em velocidade. O cruzamento achou Soteldo, que bateu sem força, para fora. Mas o Cruzeiro voltou a assustar aos 25. Barreal recebeu livre na área, em frente a Marchesín, e chutou na saída goleiro. A bola tirou tinta da trave, um gol incrível perdido pela Raposa.
A partida era de trocação aos 30 minutos. O Grêmio chegava em contra-ataques, mas também deixava espaços para a equipe mineira. Com 36, a grande chance do Grêmio para ampliar o placar. Dodi roubou bola, puxou o ataque e soltou em Soteldo. O venezuelano devolveu para o volante na marca do pênalti, mas o chute saiu mascado, para fora.
E o castigo pelo gol perdido veio aos 42 minutos. Gabriel Veron, na entrada da área, deu um ganchinho para Matheus Pereira que pegou acertou uma grande finalização. Golaço do Cruzeiro e o empate no placar. No final da primeira etapa, a equipe mineira rondou a área do Grêmio, mas não criou mais oportunidades.
Segundo tempo
O Grêmio iniciou o 2° tempo com uma troca: Monsalve entrou no lugar de Cristaldo. A partida não manteve o mesmo ritmo nos primeiros minutos da segunda etapa. Tanto o Imortal quanto a Raposa rondavam a área adversária mas sem levar perigo aos goleiros.
Aos 12 minutos, falta para o Cruzeiro na entrada da área. Barreal cobrou na barreira e a bola sobrou para William, que teve tempo e espaço para chutar. A redonda quase saiu do Mineirão. Entretanto, o lateral chegou novamente aos 15, desta vez em seu espaço, pelo lado direito. Na marca da linha de fundo, ele levantou para Lautaro Díaz, que cabeceou com perigo, para fora.
Grêmio sofre mas soma ponto importante
O Cruzeiro era nitidamente melhor no 2° tempo. Lucas Silva arriscou de fora da área e a bola passou por cima da meta de Marchesín. Eram 19 minutos. O domínio mineiro fez com que Renato fizesse mais duas mudanças aos 23. Saíram Aravena e Soteldo para a entrada de Edenilson e Pavón.
O Grêmio até mostrou sinais de melhora. Edenilson levantou para a área e Braithwaite cabeceou com força, mas no meio do gol. Cássio defendeu. Aos 29, um lance estranho e quase o gol do Tricolor. Pavón ganhou jogada na esquerda e tocou para o meio da área. Porém, Edenilson desviou sem jeito, de barriga, e a bola passou rente à trave.
O Cruzeiro voltou a ser melhor na partida. Renato promoveu as últimas alterações aos 36: saíram Braithwaite e Dodi para a entrada de Pepê e Diego Costa. Aos 43, mais uma jogada de William, que achou de cavadinha o jovem Tevis. Ele bateu cruzado para boa defesa de Marchesín. Finalmente, a última grande oportunidade da partida, que acabou com protestos da torcida cruzeirense.
Ficha técnica
Data e horário: 27 de novembro de 2024, às 21h (de Brasília)
Competição: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
Cartões amarelos: William e Lucas Romero (CRU); Jemerson (GRE)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Cruzeiro — Matheus Pereira (42'1T); Grêmio — Braithwaite (19'1T)
Público total: 21.009 torcedores
Cruzeiro: Cássio, William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Romero, Lucas Silva (Mateus Vital) e Matheus Pereira; Barreal (Japa), Lautaro Díaz (Tevis) e Gabriel Veron (Kaique Kenji).
Grêmio: Marchesín, João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Dodi (Pepê), Villasanti e Cristaldo (Monsalve); Aravena (Edenilson), Soteldo (Pavón) e Braithwaite (Diego Costa).