O Grêmio foi derrotado por 3 a 0 pelo Corinthians na tarde desde domingo (8), em jogo válido pela 38ª rodada do Brasileirão. A partida marcou sobretudo a despedida de Geromel do Tricolor e dos gramados, afinal o zagueiro está se aposentando do futebol. Com o revés, afinal, o Imortal encerra o Campeonato Brasileiro de 2024 na 14ª colocação, conseguindo a última vaga da Copa Sul-Americana na tabela.
Primeiro tempo
A despedida de Geromel teve, afinal, quase 43 mil pessoas na Arena. Renato surpreendeu antes mesmo do apito inicial, escalando um time sem meia armador e com dois centroavantes: Braithwaite e Diego Costa. Os primeiros minutos foram estudados por ambos os times. A primeira chegada foi do Corinthians. Aos 7 minutos, Garro cobrou falta na área e o zagueiro Cacá, livre leve e solto cabeceou, mas a bola foi para fora.
Com 11 minutos, mais uma chegada do time paulista. Memphis Depay recebeu em frente a área e ajeitou para Yuri Alberto que, meio desequilibrado, bateu à esquerda do gol de Caíque. Aos 15, Soteldo recebeu de Diego Costa e fez fila pelo lado esquerdo. O venezuelano foi parado por Matheuzinho, que o derrubou em cima da linha da grande área. O juiz e o VAR não entenderam o lance como pênalti, para reclamação geral na Arena.
Com 23 no relógio, Memphis Depay teve tempo para dominar, ajeitar e chutar em frente à grande área. Com força, mas no meio do gol, e Caíque fez uma defesa acrobática para mandar a bola para escanteio. O Corinthians tinha o total controle da partida neste momento. Uma grande oportunidade para o alvinegro aos 30 minutos — Pavón perdeu bola no ataque e o contra-ataque do Corinthians parou em Matheuzinho que, dentro da área, finalizou rasteiro com muito perigo. A bola tirou tinta da trave.
Domínio corintiano é recompensado no final do 1° tempo
Aos 36, o Corinthians fez o gol com Yuri Alberto numa falha grotesca do goleiro Caíque. Mas, por sorte do Tricolor, o centroavante corintiano estava impedido.
O lance parece que acordou o time do Grêmio. As primeiras chegadas com perigo do Imortal ocorreram aos 39. Soteldo tocou para Diego Costa que finalizou para defesa de Hugo Souza. Porém, no rebote, a bola caiu para Reinaldo, que arriscou de fora da área para mais uma boa defesa do goleiro corintiano.
Por volta dos 41 minutos, o Corinthians chegou de novo e Geromel derrubou Yuri Alberto dentro da área. No momento, Paulo Cesar Zanovelli da Silva não marcou nada. Mas o VAR chamou e o juiz confirmou: pênalti para o Corinthians. A cobrança só ocorreu aos 45, com o próprio Yuri Alberto deslocando Caíque e abrindo o placar: 1 a 0 para os visitantes. Não teve tempo para mais nada acontecer na primeira etapa.
Segundo tempo
O Grêmio voltou para a segunda etapa com uma modificação: Cristaldo entrou no lugar de Diego Costa e, assim, Renato voltou ao 4-2-3-1. O Corinthians também trocou, mas não mudou seu jeito de jogar: o volante Raniele foi substituído por Martínez. O Grêmio teve grande chance logo com um minuto de jogo: Cristaldo cobrou falta na área e Braithwaite cabeceou com força, forçando Hugo Souza a fazer grande defesa.
O Tricolor voltou melhor para o 2° tempo e pressionava o Corinthians. Em duas chegadas antes dos 4 minutos, os chutes de Villasanti e João Pedro foram travados pela zaga corintiana. O Timão não demorou a responder — Depay fintou a marcação e chutou com força, para importante defesa de Caíque. O holandês teve mais uma grande chance na sequência. Em frente ao goleiro do Grêmio, ele preferiu rolar para Yuri Alberto e a zaga do Imortal conseguiu recuperar a bola.
Aos 9 minutos, Pavón cortou para a perna esquerda e chutou de fora da área para boa defesa de Hugo. No contra-ataque, o Corinthians chegou com muita facilidade. Carillo ganhou na corrida de Cristaldo, cruzou para Yuri Alberto e o camisa 9 perdeu um gol incrível, chutando para fora. Com 18 minutos, Soteldo fez jogada pela esquerda, cruzou, mas Braithwaite não conseguiu direcionar o cabeceio.
No lance seguinte, Yuri Alberto teve mais uma chance de se isolar na artilharia do Brasileirão. Carrillo lançou o atacante em profundidade, ele dominou e chutou por cima do gol. Renato Portaluppi promoveu mais duas alterações aos 21, encerrando a histórica passagem de Pedro Geromel com a camisa do Grêmio. Aplaudido por toda a Arena, ele foi substituído por Pepê. Monsalve entrou no lugar de Pavón.
Despedida de Geromel com gosto amargo - derrota vira fiasco nos minutos finais
Aos 26, Reinaldo recebeu livre pelo lado esquerdo. Com todo o tempo para pensar, o lateral-esquerdo todavia não cruzou nem chutou: a bola foi para fora. Aos 29, confusão generalizada após ataque falho do Corinthians pelo lado esquerdo. Dodi e Martínez iniciaram a briga, que teve direito a socos de Villasanti e exaltação de Memphis Depay. O juiz, após análise do VAR, expulsou os dois jogadores que originaram as cenas lamentáveis.
Sobretudo o alvinegro paulista acumulava contra-ataques. Bidu recebeu livre dentro da área, finalizou de primeira e isolou miseravelmente. Aos 42, finalmente o time paulista matou o jogo. Romero cruzou e o volante Charles apareceu na área para completar de cabeça: 2 a 0 Corinthians. Entretanto, o fiasco do Grêmio esteve completo aos 48; Alex Santana recebeu sozinho, chutou para grande defesa de Caíque, mas no rebote, Memphis Depay fez um golaço de bicicleta. Fim de jogo: 3 a 0 para o adversário. A despedida de Geromel teve gosto amargo na Arena.
Ficha técnica
Data e horário: 8 de dezembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Competição: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes e Daniella Coutinho Pinto
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira
Cartões amarelos: Reinaldo e Monsalve (GRE); Hugo Souza, Matheus Bidu, Carillo (COR)
Cartões vermelhos: Dodi (GRE) e José Martínez (COR)
Gols: Corinthians — Yuri Alberto (45'1T), Charles (42'2T) e Memphis Depay (48'2T)
Público total: 42.945
Grêmio: Caíque, João Pedro, Geromel (Pepê), Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Pavón (Monsalve) e Soteldo; Braithwaite e Diego Costa (Cristaldo).
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; Raniele (José Martínez), André Carrillo (Alex Santana), Breno Bidon (Charles) e Rodrigo Garro (Romero); Memphis Depay e Yuri Alberto (Talles Magno).