O Grêmio está próximo de anunciar o treinador Pedro Caixinha. Restam detalhes para que o clube defina finalmente o substituto de Renato Portaluppi. De acordo com o jornalista Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha, o Tricolor deve oficializar a contratação do português de 54 anos no máximo até esta quinta-feira (19).
Neste momento, o técnico está em Portugal e deve viajar para o Brasil nos próximos dias para assinar o contrato, que deve ter duração até o final de dezembro de 2025. Esta era uma das condições que o Grêmio impunha ao novo técnico, por conta do processo eleitoral e de uma possível troca de gestões ao final da próxima temporada.
Caixinha está livre no mercado desde outubro, quando foi demitido pelo RB Bragantino em meio à luta contra o rebaixamento. No clube paulista, foram 124 jogos, entre os quais somou 50 vitórias, 38 empates e 36 derrotas.
Grêmio está próximo de anunciar o treinador Pedro Caixinha; ele e Marchesín foram campeões juntos
Por curiosidade, o grande título do português de 54 anos na carreira teve parceria do atual goleiro do Grêmio e foi conquistado contra o time de Ronaldinho Gaúcho — Caixinha e Marchesín foram campeões juntos na ocasião.
Caixinha treinou o Santos Laguna entre 2013 e 2015, consagrando seu melhor trabalho como técnico. Ele conquistou três títulos na equipe: a Copa Mexicana (2014), a Copa dos Campeões (2015) e sobretudo a Liga Mexicana: Clausura (2015). Marchesín chegou ao clube treinado pelo português no final de 2014, sendo o goleiro titular da campanha do título da equipe da cidade de Torreón.

No torneio Clausura do Campeonato Mexicano de 2015, Santos Laguna e Querétaro chegaram na final. No jogo de ida, um atropelo da equipe comandada por Caixinha: 5 a 0.
Ronaldinho era a grande estrela do Querétaro. Mesmo no banco de reservas, movia multidões nos estádios mexicanos. Na partida de volta, o clube do ex-jogador gremista ameaçou uma remontada histórica — fez 3 a 0 no primeiro tempo. Mas Ronaldinho entrou e protagonizou um lance que viralizou no mundo inteiro, roubando uma bola de Marchesín e marcando o que seria o 4° gol do Querétaro. O lance, entretanto, não valeu. Relembre.