Na véspera do Natal, o Grêmio aguarda o resultado da reunião entre Vélez e Gustavo Quinteros nesta terça-feira (24) para definir os próximos passos em relação ao novo técnico. Após o fracasso nas negociações com Pedro Caixinha, o Tricolor definiu o argentino, naturalizado boliviano, como o principal alvo para assumir o comando do time em 2025.
De acordo com o jornalista Eduardo Gabardo, o Imortal quer anunciar ainda hoje Quinteros como o técnico para o próximo ano. Segundo o repórter, as tratativas avançaram e há otimismo para um desfecho positivo.
Por outro lado, uma reunião entre Vélez e Gustavo Quinteros deve definir uma renovação ou não do contrato do treinador com o clube argentino para a próxima temporada. A direção gremista sabe que a prioridade do técnico é continuar no Estádio José Amalfitani, entretanto ainda não há um acerto entre as partes. De acordo com a imprensa argentina, já há acordo financeiro, porém Quinteros ainda aguarda garantias esportivas do Vélez: a contratação de reforços e a manutenção do elenco campeão argentino nesta temporada.
Quem é Gustavo Quinteros, alvo do Grêmio
O argentino, naturalizado boliviano, Gustavo Quinteros, de 59 anos, foi o "Plano B" do Grêmio após a recusa de Caixinha. O técnico foi campeão argentino com o Vélez Sarsfield na última semana. Nomes como Cléber Xavier e Antônio Oliveira não foram procurados pelos dirigentes até aqui.
Gustavo Quinteros, boliviano de 59 anos, iniciou sua carreira em 2003, no San Lorenzo. Logo após, retornou para o seu país natal para conquistar o primeiro título da carreira, pelo Blooming — o Campeonato Boliviano de 2005. Ele seguiu na Bolívia, onde conquistou a liga novamente pelo Bolívar e, posteriormente, assumiu a seleção boliviana, que comandou entre 2010 e 2012.
Depois disso, foi campeão equatoriano pelo Emelec, em 2013 e 2014; campeão chileno pela Universidad Católica, em 2019, e posteriormente pelo Colo-Colo, em 2022. Finalmente, foi campeão argentino nesta temporada, pelo Vélez Sarsfield.