Uma das grandes promessas do futebol brasileiro e uma jóia da base do Grêmio. Gabriel Mec, com 16 anos, fez o seu primeiro jogo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, tradicional competição da categoria sub-20 no Brasil. O atacante não precisou fazer gols ou mesmo dar assistências; logo após a goleada do Tricolor sobre o Vitória da Conquista por 4 a 0, Mec foi o assunto principal nas redes sociais pela qualidade demonstrada na partida.
Na partida desse domingo (5), Gabriel Mec se destacou pela qualidade nos confrontos 1x1 e pela facilidade no drible. Ao todo, o garoto tentou nove dribles e acertou sete, um índice de 77% de aproveitamento. A habilidade nos domínios em lançamentos longos e no primeiro toque na bola chamaram a atenção nas redes sociais. Além disso, Mec participou ativamente na construção das jogadas ofensivas, terminando a partida com seis finalizações e dois passes para finalização.
Interesse do Chelsea e a renovação de Gabriel Mec no Grêmio
O clube inglês é famoso por fazer altos investimentos em jogadores jovens. O time de Londres gastou na última janela de transferências mais de R$ 1 bilhão. É com essa sede no mercado que os Blues foram para cima por Mec. Houve forte interesse para o fechamento de uma negociação imediata de Gabriel para a Europa, mas não houve acerto, pois o Grêmio considerou baixa a quantia oferecida. Os valores giravam em torno de 5 milhões de euros, mais gatilhos de acréscimos.
Em outubro de 2024, Gabriel Mec assinou seu primeiro contrato profissional com o Imortal, vínculo de três anos, o máximo permitido pela legislação nessa idade. Jogando em uma categoria superior à sua idade, Gabriel Mec disputou o Brasileirão Sub-20. Fez 11 jogos na competição e marcou 2 gols. Além disso, foram incontáveis jogadas em sua principal característica: o drible.