O Grêmio em 0 a 0 com o Brasil de Pelotas na noite desta quarta-feira (22), em jogo válido pela 1ª rodada do Gauchão 2025. A partida marcou sobretudo a estreia de Gustavo Quinteros como técnico do Tricolor. Na próxima rodada, o Imortal enfrenta o Caxias às 20h30 do domingo (26).
Primeiro tempo
A partida não foi exatamente um show de futebol nos primeiros minutos. O Grêmio sobretudo teve dificuldades na troca de passes devido ao gramado irregular do Bento Freitas. Até por isso, a primeira chance de gol do Tricolor ocorreu quando o relógio marcava cerca de 15 minutos e com lançamento longo de João Pedro para Braithwaite, que parou no goleiro Wellington Santana. A equipe mandante reclamou de dois pênaltis que Jemerson teria cometido e a arbitragem mandou seguir.
O Brasil chegou apenas com chutes de fora da área, que pouco exigiram de Gabriel Grando. A grande chance do Grêmio caiu nos pés de Aravena após bom passe de Dodi, mas o Chileno parou no goleiro do Xavante. No final do primeiro tempo, foi a equipe pelotense quem teve sua maior oportunidade: em falha de Mayk na grande área, a bola sobrou para Histone que chutou por cima do gol. E assim terminou um 1° tempo de pouca inspiração.
Segundo tempo
O início do segundo tempo não foi muito diferente do que o primeiro tempo. O árbitro Lucas Horn foi ao VAR conferir uma possível expulsão de Mayco Félix, mas decidiu manter o amarelo de campo aplicado por conta de uma falta em Rodrigo Ely. O Grêmio construiu sua melhor jogada aos 13 minutos do segundo tempo, numa linda finalização de Braithwaite, que encontrou a trave. O Tricolor tomou conta do jogo a partir daí e construiu algumas chances de gol para abrir o placar. Aos poucos, o ritmo da partida foi caindo junto à força física das equipes. Nem com os 11 minutos de acréscimos o zero saiu do placar na estreia de Gustavo Quinteros.
Ficha técnica
Data e horário: 22 de janeiro de 2025, às 22h (de Brasília)
Competição: 1ª rodada do Campeonato Gaúcho
Local: Bento Freitas, Pelotas (RS)
Árbitro: Lucas Horn
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Juarez de Mello Junior
VAR: Daniel Nobre Bins
Cartões amarelos: Juliano Fabro, Áquila, Mayco Felix e João Araújo (BRA); Villasanti, João Lucas e Dodi (GRE).
Cartões vermelhos: não houve
Gols: não houve
Público total: 6.192 torcedores
Brasil de Pelotas: Wellington Santana, Murillo Lima, Guilherme Cerqueira, Áquila e Higor; Juliano Fabro, Jonathan Cabeça (Bruno Miguel), Kauê (João Araújo) e DG (Jonatas); Histone (Vini Charopem) e Mayco Félix (Gabriel Moyses).
Grêmio: Gabriel Grando, João Pedro (João Lucas), Rodrigo Ely (Gustavo Quinteros), Jemerson e Mayk; Dodi, Villasanti (Pepê) e Cristaldo; Pavón (Edenilson), Aravena e Braithwaite (Arezo).