O Grêmio goleou o Pelotas por 5 a 0 na noite desta terça-feira (11), em jogo válido pela 7ª rodada do Gauchão 2025. A partida contou com gols de Gustavo Martins, Braithwaite (2) e Pavón (2). Assim, o Grêmio se classifica para o mata-mata do Gauchão 2025. Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta o Ypiranga, às 16h30 do sábado (15), no Colosso da Lagoa, em Erechim.
Primeiro tempo - Início lento e final avassalador
O Grêmio teve o domínio da bola nos primeiros 15 minutos de partida, mas pouco assustou a equipe do Pelotas. Quem chegou com perigo foram os visitantes, mas Volpi saiu bem do gol e tirou a bola dos pés de Emerson dentro da área. Posteriormente, a equipe pelotense assustou em contra-ataque após erro de Villasanti. O ataque adversário se atrapalhou e Gustavo Martins conseguiu a recuperação no tempo certo.
O Pelotas não tinha muito interesse no jogo e o seu goleiro chegou a ganhar cartão amarelo por cera já aos 30 minutos do 1° tempo. O Grêmio conseguiu finalmente furar a retranca apenas aos 37, quando Edenilson cobrou escanteio curto para Monsalve. O colombiano passou de viagem pela marcação e cruzou rasteiro para o meio da área, onde Gustavo Martins fez um golaço de letra: 1 a 0.
Com o gol, o time gremista ficou mais confortável em campo. Aravena cruzou pelo lado esquerdo, a bola atravessou a área e chegou em Edenilson. O líder de assistências do Gauchão 2025 achou o artilheiro do Gauchão 2025: Braithwaite testou, ela bateu no travessão e entrou: 2 a 0.
E a dobradinha funcionou mais uma vez em escanteio aos 45 minutos. Edenilson cobrou com perfeição e Braithwaite cabeceou para o fundo das redes: 3 a 0. Porém, ainda antes do final da 1ª etapa, Tiago Volpi fez uma grande defesa em chute de Cesinha de dentro da área.
Segundo tempo - Grêmio fecha a goleada e se classifica para o mata-mata do Gauchão
O Grêmio voltou do intervalo com duas trocas: João Pedro e Pavón entraram no lugar de Pedrinho e Aravena. No primeiro minuto, Edenilson achou Villasanti, que parou no goleiro Jorge. Mas, depois, a chuva apertou e o Grêmio passou alguns minutos sem assustar o time pelotense.
O Tricolor voltou a atacar o Pelotas com mais intensidade a partir dos 15 do 2° tempo, quando Cristaldo e Arezo substituíram Monsalve e Braithwaite. No minuto seguinte, Cuéllar achou bom lançamento para Pavón, que cortou para dentro e mandou uma bomba: golaço e 4 a 0 Grêmio. Aos 24, Xandy obrigou Tiago Volpi a fazer grande defesa e marcar presença na partida.
Finalmente, eram 38 quando Cristaldo, deslocado na ponta esquerda, achou grande lançamento para Pavón. O argentino não hesitou, chutou de primeira com a parte externa do pé direito e marcou um golaço na Arena: 5 a 0. E assim terminou a partida: Grêmio atropela o Pelotas e, afinal, se classifica para o mata-mata do Gauchão 2025.
Ficha técnica
Data e horário: 11 de fevereiro de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Competição: 7ª rodada do Campeonato Gaúcho
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wagner Silveira Echevarria
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Fabulo Oliveira Diniz
VAR: Rodrigo Brand da Silva
Cartões amarelos: Monsalve, Cuéllar Rodrigo Ely e Villasanti (GRE); Jorge (PEL)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Grêmio — Gustavo Martins (37'1T), Braithwaite (42'1T e 45'1T) e Pavón (16'2T e 38'2T)
Público total: 11.668 torcedores
Grêmio: Tiago Volpi, João Lucas, Gustavo Martins, Jemerson e Pedrinho (João Pedro); Cuéllar, Villasanti e Monsalve (Cristaldo); Edenilson, Aravena (Pavón) e Braithwaite (Arezo).
Pelotas: Jorge, Vidal, Massaia, Yuri Bigode e Bryan Gabriel; Robson Lopes (Xandy), Mateus Silva (Gusso), Venicio (Léo Ferraz) e Cesinha; Émerson (Ruster) e Michel Douglas (Luizinho).