O Grêmio venceu por 1 a 0 o Ypiranga na tarde deste sábado (15), em jogo válido pela última rodada da primeira fase do Gauchão 2025. A partida teve um golaço e uma boa atuação de Miguel Monsalve. Assim, o Grêmio se classifica para o mata-mata do Gauchão 2025 — nas semifinais, o Tricolor enfrenta o Juventude. O Imortal entra em campo novamente na próxima quarta-feira (19), contra o São Raimundo (RR), às 19h30, pela 1ª fase da Copa do Brasil.
Primeiro tempo - Árbitro 'acha' expulsão contra o Grêmio
Foi um início muito forte da equipe reserva do Grêmio no Colosso da Lagoa na última rodada da 1ª fase do Gauchão. Dodi arriscou de fora da área já no primeiro minuto, e a bola passou perto do gol. Em escanteio, aos 3 minutos, Arezo cabeceou na trave. Além disso, diversos ataques gremistas falhavam na hora do último passe.
Também na bola parada, Natã Felipe assustou com uma cabeçada que raspou o poste aos 15 minutos. A arbitragem mudou o rumo do jogo com 27 minutos, quando João Lucas sofreu falta e acabou se chocando com um jogador do Ypiranga. O VAR entendeu que o lateral-direito abriu o braço e agrediu João Paulo. Grêmio com um a menos em campo.
A equipe mandante claramente melhorou com a expulsão, ganhando mais controle da posse de bola. Entretanto, poucas chances reais apareceram. Aos 35 minutos, Camilo, estreante gremista na tarde e um dos destaques da partida até ali, arriscou bom chute de fora da área, mas errou o alvo por pouco. Em contra-ataque aos 43, Viery disparou desde o campo defensivo, teve espaço e arriscou, também para fora. Assim terminou o primeiro tempo: 0 a 0.
Segundo tempo - Monsalve brilha e Grêmio se supera na última rodada da 1ª fase do Gauchão
Foram cerca de 15 minutos de 2° tempo sem emoções no Colosso da Lagoa, isso após um intervalo que durou quase meia hora por conta de intercorrências na última rodada da 1ª fase do Gauchão. Mas, na qualidade técnica de seus jogadores, o Grêmio abriu o placar mesmo com um a menos. Arezo lançou Monsalve, que recebeu de costas para o goleiro. O colombiano passou entre dois atletas do Ypiranga e marcou um golaço: 1 a 0 para o Tricolor.
Com o placar à favor e mesmo com um a menos, a marcação do Grêmio se mostrou sobretudo eficiente. O Ypiranga pouco exigiu ao goleiro Gabriel Grando e Leandro Desábato promoveu finalmente a estreia do garoto Kaick aos 36 do segundo tempo. O Tricolor segurou o placar e garantiu a vitória por 1 a 0!
Ficha técnica
Data e horário: 15 de fevereiro de 2025, às 16h30 (de Brasília)
Competição: 8ª rodada do Campeonato Gaúcho
Local: Colosso da Lagoa, Erechim (RS)
Árbitro: Francisco Soares Dias
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Artur Avelino Birk Preissler
VAR: Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo
Cartões amarelos: Lucas Ramos, Vitor Marinho e William Gomes (YPI); Monsalve e Luis Eduardo (GRE)
Cartões vermelhos: João Lucas (GRE)
Gols: Grêmio — Monsalve (16'2T)
Público total:
Ypiranga: Edson, Marinho (Ruan), Willian Gomes, Heitor e Roca (Almer Sales); João Paulo (Cristiano), Lucas Ramos (Daniel Felizardo) e Jean Pyerre; Roger, Felipe Marques (Luciano) e Galego.
Grêmio: Gabriel Grando, João Lucas, Gustavo Martins, Natã Felipe e Viery; Camilo, Dodi, Pepê (André Henrique) e Monsalve (Kaick); Aravena (Luis Eduardo) e Arezo.