Preparando o time para enfrentar o Fortaleza na próxima sexta-feira, dia 4, às 21h30, na Arena do Grêmio, Renato tem a expectativa de contar com até sete retornos de jogadores que desfalcaram o Tricolor nas últimas partidas. Seja voltando de lesão ou suspensão, os “reforços caseiros” colocam dúvidas na equipe titular que será escalada pelo treinador para o confronto válido pela 29ª rodada do Brasileirão.
Diego Costa é quem volta após cumprir suspensão determinada pelo STJD, ainda por conta da expulsão contra o Bahia, na 4ª rodada. O centroavante briga pela titularidade com o dinamarquês Braithwaite. Soteldo é outra volta garantida — o venezuelano treina normalmente e deve começar o jogo após ter ficado de fora na última rodada por conta de desgaste muscular.
Fábio e Pavón também devem ficar à disposição de Renato. Os atletas estão recuperados de lesões musculares e já treinam normalmente com o grupo. O argentino, por exemplo, era titular da ponta direita até ter o problema na coxa direita e deve brigar por posição com Edenilson nas próximas semanas.
O lateral-esquerdo Mayk foi desfalque dos últimos dois jogos do Grêmio por conta de uma infecção viral, conforme informação da Rádio Imortal. A presença do atleta é uma incerteza e dependerá da avaliação dos treinos, uma vez que ele precisou tratar a doença por cinco dias no hospital.
Possível, mas improvável, é o retorno da dupla de zaga Jemerson e Rodrigo Ely. Os atletas sequer fizeram trabalho no campo até a terça-feira, dia 1°, e a grande tendência é de que sigam de fora contra o Fortaleza. Os dois zagueiros se recuperam de edema muscular, que surgiu após a recuperação de lesões musculares de grau 1.