O zagueiro argentino Walter kannemann não atua no time do Grêmio desde a vitória contra o Fortaleza, 3x1, no dia 4 de outubro. Ele ficou fora dos confrontos contra Atlético Mineiro, Internacional e Atlético Goianiense. Buscando amenizar possíveis críticas, Renato falou sobre Kannemann.
Em entrevista coletiva, após vitória do Grêmio sobre o Atlético Goianiense, por 3x1, o técnico gremista Renato falou sobre Kannemann. A explicação de Portaluppi começou apenas no período após o clássico Grenal. "O kannemann estava treinando. Mas eu tinha conversado com ele depois do Grenal, ele estava com uma dor muscular muito forte, que não pode ficar à disposição. Tive uma conversa com ele, troquei algumas ideias. E, no dia seguinte, de manhã cedo, ele ligou pro médico e foi pro hospital junto com a família, pra fazer exames", explicou.
Contudo, a partir daí, o treinador não foi mais preciso nas conclusões e não soube explicar o que aconteceu com o argentino. "Não sei o que aconteceu. Gripe, febre, diarreia? Ai ele está em casa. Não só ele, a família toda passou mal. Então não treinou. Por isso não esta à disposição", afirmou.
Ter o argentino fora do time titular, por mais de 20 dias, preocupa do torcedor do Grêmio. Mas, Renato tratou de tranquilizar a torcida falando sobre o retorno. "No momento que ele melhorar, com certeza ele volta a treinar (e ficar a disposição)", concluiu.