Conforme o Campeonato Brasileiro vai afunilando, as chances matemáticas para título, vagas em competições internacionais e rebaixamento vão se desenhando. O Grêmio teve uma temporada acidentada, mas após a vitória contra o Atlético Goianiense, viu seu astral melhorar. Quais as chances do Grêmio no Brasileirão? As estatísticas são favoráveis.
Segundo o Espião Estatístico, do GE, o Grêmio conta com 94,34% de chances de permanecer na Série A do Brasileirão em 2025. O próprio site explica que os resultados são obtidos "a partir de modelos estatísticos aplicados sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013".
Os adversários imediatos
Praticamente rebaixado, o adversário do Grêmio no sábado (26), o Atlético Goianiense, tem apenas 0,03% de chances de permanência. Outro que está em um "namoro sério" com a "B" é o Cuiabá, que tem somente 4,72% de possibilidade de ficar na primeira divisão para 2025.
Contudo, o próximo adversário gremista pelo Campeonato Brasileiro também está na luta direta contra o rebaixamento. O Fluminense, segundo o levantamento, tem cerca de 83,09% de chances de ficar na Série A do Brasileirão na próxima temporada.
Grêmio no Brasileirão tem outros concorrentes
Os demais adversários tem as seguintes estatísticas quando o assunto é permanência da primeira divisão brasileira em 2025: Athletico (82,26%), Criciúma (79,53%), Corinthians (79,11%), Vitória (73,77%), Bragantino (53,13%) e Juventude (50,48%).