A época de informações e especulações sobre o técnico do Grêmio para o próximo ano já começou. Afinal, o Tricolor deve ter um novo treinador a partir da próxima temporada. Contudo, a permanência de Renato Portaluppi ainda não é descartada. Neste contexto, listamos seis técnicos que surgiram na pauta do Grêmio e atualizamos cada possibilidade.
O primeiro é José Peseiro, português de 64 anos, com passagens pelo Porto, Sporting e Seleção da Nigéria, entre outros. A informação foi trazida primeiramente pelo repórter Kaliel Dorneles. O Grêmio consultou a situação do treinador e não fez qualquer proposta oficial. Todavia, o que chama a atenção é a boa relação do português com Felipão, que está cotado para ser coordenador técnico do Tricolor em 2025.
“O Caixinha, no tempo que eu estive em Portugal, era auxiliar do José Peseiro, que é um grande amigo meu, que me ajudou muito em Portugal e hoje está na Seleção da Nigéria. Eu estava perguntando para o Caixinha onde é que anda José Peseiro, que um dia desses eu até sonhei. É um amigo. Quando eu cheguei a Portugal, o Peseiro foi um dos grandes amigos que eu fiz. O Caixinha era auxiliar. A gente conversava sobre Cristiano Ronaldo, sobre outros jogadores que estavam à disposição no Sporting. A gente relembrou alguns dados importantes”, afirmou Felipão em coletiva no ano passado.
Por curiosidade, Pedro Caixinha, também citado por Luiz Felipe Scolari na ocasião, é outra possibilidade para assumir o comando do Imortal. Recém demitido do RB Bragantino, o português de 53 anos está livre no mercado. Conforme o repórter Bruno Soares, intermediários ofereceram o nome à direção gremista. O técnico agrada ao presidente Alberto Guerra, mas o clube não fez qualquer avanço até aqui.
Outro português que surge como possibilidade é Rui Vitória. Com 54 anos, acumula passagens por Benfica e Vitória Guimarães e recentemente comandou a Seleção do Egito.
O nome preferido?
Tite é, sobretudo, o preferido da grande maioria dos dirigentes do Grêmio para assumir a vaga de Renato Portaluppi. Sem contrato desde a demissão no Flamengo, o técnico chegou a ser especulado na seleção da Arábia Saudita. Não houve acerto entre as partes. O Tricolor deve ter concorrência caso queira contratar o treinador de 63 anos — sobretudo do Corinthians, que não deve seguir com Ramón Diaz.
Outros nomes agradam
Outro profissional que pode estar na mira do Imortal é Fransisco Arce, ex-lateral-direito do Grêmio, atualmente treinador do Guarani do Paraguai. O paraguaio de 53 anos é outro nome que agrada a alta cúpula gremista.
A lista fecha com Juan Pablo Vojvoda, atual comandante do Fortaleza. O argentino de 49 anos está no Leão do Pici há três anos e meio. Um possível negócio é considerado difícil. Vojvoda está, afinal, consolidado na equipe nordestina. O clube considera o técnico uma grande opção para a temporada de 2025.
Qual a sua opinião sobre os seis técnicos que surgiram na pauta do Grêmio?