A base gremista venceu o Juventude na tarde desta quinta-feira (31), em jogo válido pela ida das semifinais do Gauchão sub-20. A partida foi disputada no estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. Com a vitória, o Grêmio sai em vantagem em busca da vaga na final da competição.
A base gremista jogou com: Cássio, Igor Serrote, Athos, Viery e Zé Guilherme (Pedrinho); Kaick, Araújo e Tiaguinho; Alysson (Gabriel Mec), Cheron (Jeferson) e Jardiel (Guga).
Em primeiro lugar, era forte o calor em Flores da Cunha às 15h, quando a arbitragem deu início à partida. Por conta disso, o jogo não teve início frenético e poucas oportunidades ocorreram nos primeiros minutos. Aos sete minutos, a primeira finalização do Grêmio: Igor Serrote arriscou de fora da área e a bola passou ao lado da meta. Foi a grande oportunidade do 1° tempo, encerrado no placar de 0 a 0.
O 2° tempo não teve mudança de panorama nos primeiros minutos. Foi só com 17 minutos da segunda etapa que o Tricolor teve a sua grande chance — e não desperdiçou. Tiaguinho cobrou escanteio de forma perfeita e encontrou Alysson Edward, que cabeceou consciente, para o fundo das redes. O Juventude esboçou pressão nos minutos finais. Todavia, o Grêmio segurou o placar até o final da partida e leva a vantagem para casa.
Foto: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA
A partida de volta ocorre na próxima quinta-feira, dia 7 de novembro, no CFT Hélio Dourado.
Base gremista é uma das melhores do mundo, diz estudo
O estudo do Observatório de Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos) concluiu que a base gremista é melhor que a do Palmeiras. A frase inicial causa estranheza, se forem consideradas as opiniões sobre os jovens palmeirenses e os resultados esportivos conquistados pelo Verdão. Mas a profundidade do estudo pode te surpreender.
O material completo elegeu um Top 102, das melhores categorias de base do mundo. Os dados objetivos avaliam a quantidade de jogadores revelados e a relevância no cenário do futebol, mas buscando calcular o nível esportivo de cada atleta e de cada liga.
Os atletas da base gremista conseguiram a posição de número 37 no ranking. Conforme apontam os dados, o Grêmio fica atrás dos brasileiros São Paulo (17º), Flamengo (24º), Corinthians (28º), Fluminense (30º) e Internacional (33º). O Palmeiras é o último time do Brasil no Top 50, ficando na 43ª posição.