Miguel Monsalve ganhou a torcida imediatamente com seus primeiros jogos no Grêmio. A qualidade do colombiano como meia articulador chamou a atenção e, desde então, o atleta vem variando na condição de titular e reserva no time gremista. No microfone da Rádio Imortal, após o empate contra o Fluminense, Monsalve falou sobre ser reserva e o momento de sua adaptação no Brasil e no clube.
O meia de 20 anos revelou as palavras de Renato Portaluppi para ele e para o grupo de jogadores em relação às escolhas no time que inicia o jogo.
"Ele (Renato) que toma as decisões, e sempre fala a mesma coisa: que faz as decisões em benefício do grupo, para que tenha os melhores resultados. E que quando tiver que entrar, que faça as coisas do melhor jeito possível, dando o melhor de si para ajudar o grupo a conseguir pontos importantes", afirmou Monsalve.
Monsalve falou sobre ser reserva
Monsalve soma 15 jogos pelo Grêmio, dos quais foi titular em nove — três destes junto ao time reserva no Brasileirão. O colombiano teve uma sequência de cinco jogos no time titular. Contudo, voltou ao banco por decisão de Renato Portaluppi, que deu fim ao esquema com dois meias. Miguel falou
"Faz parte de minha adaptação. É normal ser titular e ser alternativa às vezes. O importante é eu poder entrar e fazer as coisas bem. Hoje eu pude contribuir, o empate foi importante para gente", declarou Monsalve.
Sobre a adaptação no Brasil e no futebol brasileiro, Miguel afirma que a resposta tem sido positiva. O colombiano valorizou e destacou o nível do Brasileirão.
"Eu acho que as coisas tem sido muito rápidas, tive uma adaptação boa. Por isso cheguei e pude fazer gols, assistências. Acho que a adaptação tem sido mais fácil do que eu pensava. O Campeonato Brasileiro é um campeonato muito diferente de onde eu jogava. É mais rápido, mais forte, tem jogadores de maior qualidade, e isso faz com que a competição seja muito mais difícil", apontou.
Por fim, Monsalve respondeu sobre a adaptação com o idioma, pergunta ao qual resumiu:
"Estou falando bem, entendendo vocês (imprensa) e bom, acho que isso facilita muito mais a adaptação", finalizou em meio a risadas.