A temporada 2024 está na reta final. Algumas avaliações começam a acontecer, principalmente sobre quem fica e quem sai para o próximo ano. O mercado de transferências ferve, mas a base gremista também se movimenta. Quais os jogadores podem ser aproveitados? Quais não receberam avaliações positivas? A Rádio Imortal fez um levantamento sobre os atletas sub-23 utilizados no ano.
Vale ressaltar quais são os critérios utilizados para considerar os jogadores no levantamento. Eles precisam ser da "categoria" sub-23, ou seja, ter 23 anos ou menos. Os atletas precisam ter, pelo menos, 1 minuto em campo. Os apenas relacionados não estão na lista.
A parcela inicial deu conta de 17 nomes nas condições propostas. São 8 atletas com 9 jogos ou menos: Zé Guilherme, Besozzi, Wesley Costa, Cuiabano, Igor Serrote, Rubens, Alysson e Pedro Lucas. Desses, Besozzi, Cuiabano, Rubens e Pedro Lucas não estão mais no clube. Jogam por Newell's Old Boys, Botafogo, Chapecoense e Operário, respectivamente. Os demais flutuam entre o grupo principal e o sub-20 do Grêmio.
Entretanto, dentro da parcela principal, os com mais de 10 jogos, é possível ter novas observações. Por exemplo, apenas três jogadores ultrapassaram os 1.000 minutos em campo. Gustavo Nunes (2.418), 40 jogos; Gustavo Martins (1.756), 29 partidas e Nathan Fernandes (1.011), 36 aparições.
Do atual elenco, nessa amostragem, somente três atletas têm média superior a 45 minutos por jogo. Gustavo Martins (60), Monsalve (55) e Natã (53). Contudo, nesse aspecto, Arezo chama a atenção com apenas 114 minutos em 11 jogos, resultando em uma média de, mais ou menos, 10 minutos por jogo. Essa é a mesma minutagem média de Ronald, outra "prata da casa".
Somente 5 jogadores da base gremista têm mais de 10 jogos
Entre os sub-23 com mais de 10 jogos no ano, somente cinco nomes são da categoria de base. Gustavo Nunes, Nathan Fernandes, Gustavo Martins, Ronald e Natã. Vale lembrar que Rodrigo Ely é da base gremista, mas não se enquadra no critério dos jovens.
Os mais participativos em gols
Alguns jogadores se destacam positivamente quando o assunto é participar de gols. Na amostragem dos atletas com mais de 10 jogos, há um Top 3 dos jogadores que demoram menos para participar de um gol. Estão na frente André Henrique (89), Aravena (130) e Monsalve (205).
Confira números completos sobre o levantamento:
O futuro está sob os olhos de Portaluppi
O técnico gremista, Renato Portaluppi vem observando a base gremista. Por exemplo, o jovem volante Tiago, ou Tiaguinho como é conhecido, vem aparecendo nos treinamentos e, mais uma vez, nessa terça-feira (05), participou dos trabalhos no CT Presidente Luiz Carvalho. Contudo, o volante ainda não estreou com a camisa do Grêmio no profissional.