O Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras nesta sexta-feira (8), em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão. O gol da equipe paulista foi marcado por Estevão, aos 26 do segundo tempo. Marchesín foi eleito o Craque João Lara Pneus na Jornada da Rádio Imortal. O goleiro, afinal, quebrou o recorde de defesas em um jogo do Brasileirão 2024.
O Tricolor segue com 39 pontos, em 11° lugar, e aguarda a definição da rodada para definir a sua posição no campeonato. Na próxima rodada, enfrenta o Juventude na Arena do Grêmio, dia 20 de novembro, quarta-feira, às 19h.
Primeiro tempo
O jogo começou estudado, e aos poucos o Palmeiras impôs sua condição de mandante. Aos 5 minutos, Caio Paulista aproveitou rebote e bateu na entrada da área; Rodrigo Ely desviou de cabeça para escanteio.
Marchesín assustou a torcida quando Felipe Anderson cruzou para a área no minuto seguinte. O goleiro largou a bola, que pegou na trave e saiu para escanteio. A cobrança foi na cabeça de Gustavo Gómez, que obrigou o argentino a fazer grande defesa.
Com 12 minutos, Rony arriscou de fora da área. Marchesín segurou firme o chute rasteiro do atacante. A primeira grande chegada do Grêmio veio aos 14 minutos. Villasanti invadiu a área com a bola e bateu na saída de Weverton. A bola não entrou porque bateu em Gustavo Gómez.
17 minutos no relógio e Marchesín realizava mais uma intervenção importante em chute cruzado de Caio Paulista pelo lado esquerdo. O Palmeiras só chegou novamente aos 26. Estevão aproveitou a rebatida da zaga, invadiu a área pelo lado direito e bateu rasteiro. Marche pegou firme.
Após bate e rebate, Maurício marcou o gol em posição irregular aos 35 minutos. E Marchesín não parou de trabalhar: Caio Paulista cruzou e Rony cabeceou para defesa do goleiro. Eram 42 minutos. Logo depois, Estevão chutou na entrada da área e, por sorte do Grêmio, a bola não teve a direção correta.
Mais uma defesa importante de Marche aos 46, quando Maurício chutou e a bola desviou em Rodrigo Ely; o argentino rebateu para a entrada da área e a defesa afastou. E o primeiro tempo terminou assim, com o goleiro do Grêmio como melhor em campo com certa vantagem em relação aos demais.
Segundo tempo
O segundo tempo começou da mesma forma: Marchesín defendeu firme chute de Felipe Anderson no 1° minuto de jogo. Logo após, aos 3, foi a vez de Maurício arriscar de fora da área. A bola passou longe.
O meia persistiu, e em nova tentativa aos 5 minutos, obrigou Marchesín a fazer mais uma bela intervenção. O gol do Palmeiras parecia maduro. Felipe Anderson avançou com liberdade pelo lado esquerdo, cruzou para o meio da área e Reinaldo afastou, salvando o Grêmio. Eram 8 do 2° tempo e o empate era um grande resultado para o Imortal.
E a pressão do Verdão continuava: aos 11, Maurício cruzou e Veiga cabeceou por cima do gol. Um minuto depois, Maurício chutou de fora da área e Marche defendeu novamente. O Grêmio chegou ao ataque pela primeira vez em muito tempo aos 14 minutos. Em contra ataque puxado por Soteldo, Aravena chutou e a bola desviou na zaga. A sobra ficou com o próprio venezuelano, que chutou sobre o gol de Weverton.
Em jogada ensaiada no escanteio, a bola sobrou para Raphael Veiga que, na marca do pênalti chutou e a bola raspou na trave esquerda do goleiro gremista. Eram 19 minutos e o empate era comemorado por todos os gremistas. Gustavo Gómez perdeu um gol inacreditável aos 21. Na pequena área, o zagueiro tirou demais do goleiro e chutou para fora.
Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras; goleiro atinge recorde no Brasileirão
Marchesín fez um milagre em chute de Estevão aos 23. E a jovem promessa do Palmeiras bateu novamente no minuto seguinte: no poste. Finalmente, aos 26, Dudu chutou, Marchesín espalmou e Estevão aproveitou o rebote. Após 25 finalizações, o Palmeiras abria o placar no Allianz.
O massacre palmeirense seguia, e Richard Rios obrigou o goleiro argentino a fazer nova defesa difícil. Estevão, na sequência, chutou a queima roupa de dentro da área. Marchesín salvou de novo. 34 minutos no relógio. O goleiro argentino atingia o recorde de defesas em um jogo no Brasileirão: 13.
Em contra ataque, aos 43, Zé Rafael desperdiçou a chance de matar o jogo. Cara a cara com Marche, o volante chutou para fora. Para finalizar o massacre palmeirense, Estevão arriscou de fora da área nos acréscimos, oportunizando a última defesa para o goleiro gremista. O Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras, que chutou mais de 30 vezes durante a partida.
Ficha técnica
Data e horário: 8 de novembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Competição: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Allianz Parque, São Paulo
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
VAR: Rodolpho Toski Marques
Cartões amarelos: Murilo, Gustavo Gómez, Mayke, Richard Rios e Estevão (Palmeiras); Jemerson, Villasanti e Monsalve (Grêmio)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Estevão (26' 2T)
Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista (Mayke); Aníbal Moreno, Maurício (Richard Rios) e Raphael Veiga (Zé Rafael); Estevão, Felipe Anderson (Dudu) e Rony (Flaco López). Técnico - Abel Ferreira.
Grêmio: Marchesín, João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Monsalve) e Soteldo (Nathan Fernandes); Edenilson (Pepê), Aravena (Cristaldo) e Braithwaite (Diego Costa). Técnico - Renato Portaluppi.