Uma das justificativas utilizadas pelo técnico Renato Portaluppi e pelo presidente Alberto Guerra para a temporada abaixo do esperado em 2024 são as enchentes de maio em Porto Alegre. A tragédia indisponibilizou a Arena do Grêmio e dificultou a logística de viagens do Tricolor por um longo período. No entanto, o retorno à "normalidade" não melhorou a campanha do time: desde que retornou para a Arena, o Grêmio tem campanha de rebaixado no Brasileirão, conforme levantamento da Rádio Imortal.
O Grêmio já realizava alguns jogos no RS, nos estádios de Caxias do Sul, mas o retorno definitivo para a Arena ocorreu no dia 1° de setembro, contra o Atlético-MG. Desde então, o Imortal disputou 11 jogos, com 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. O aproveitamento é de 36%, mesma campanha do clube que abre a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, Athletico-PR. No período, foram cinco partidas disputadas em casa e seis partidas disputadas fora de casa.
Os jogos neste recorte tem sobretudo outro fator que sempre foi reclamado por Renato em momentos de cobrança: tempo de treinamento. O Grêmio teve uma média de um jogo a cada seis dias desde que voltou a ter a Arena como sua casa. No estádio, três vitórias e duas derrotas; 60% de aproveitamento. Fora de casa, três empates e três derrotas, 17% de aproveitamento.
Grêmio tem campanha de rebaixado desde o retorno para a Arena; confira os jogos
01/09 — Grêmio 2x3 Atlético-MG
15/09 — RB Bragantino 2x2 Grêmio
22/09 — Grêmio 3x2 Flamengo
25/09 — Grêmio 1x2 Criciúma
28/09 — Botafogo 0x0 Grêmio
04/10 — Grêmio 3x1 Fortaleza
09/10 — Atlético-MG 2x1 Grêmio
19/10 — Internacional 1x0 Grêmio
26/10 — Grêmio 3x1 Atlético-GO
01/11 — Fluminense 2x2 Grêmio
08/11 — Palmeiras 1x0 Grêmio
Renato sublinha atuação de Marchesín: “Excelente noite, ainda bem”
Após a derrota gremista para o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (8), a entrevista de Renato Portaluppi foi recheada de questionamentos, sobretudo sobre a superioridade alviverde na partida. Chamou a atenção, sobretudo, a atuação do goleiro do Grêmio. Marchesín quebrou o recorde de defesas de um goleiro no Brasileirão de 2024, com 14 intervenções. E Renato não deixou de ressaltar a importância da atuação do argentino.
"Sim, concordo (Marchesín salvou o Grêmio de ser goleado). O Marchesín esteve hoje numa excelente noite, ainda bem. Nós tínhamos a nossa proposta de jogo. Sabíamos que o Palmeiras iria nos pressionar bastante. A gente estava esperando a hora certa para contra-atacar eles. Infelizmente quando estávamos trocando de ideia, tomamos o gol", definiu Renato.
Renato promete mudança no estilo de jogo
Em relação ao próximo jogo, contra o Juventude, Portaluppi deixou claro que mudará a ideia de jogo. Afinal, o Tricolor enfrenta a equipe caxiense na Arena, dia 20 de novembro, após a data FIFA.
"Já falei para o meu grupo, tem horas e horas para jogar de uma forma, tem horas para jogar de outra forma. Agora a gente tem o Juventude dentro de casa e é óbvio que vamos mudar a nossa maneira de jogar. Até porque jogando em casa, em frente à nossa torcida, a gente precisa da vitória. Com certeza a gente vai colocar uma equipe mais ofensiva.