Na tarde de segunda-feira (11), Miguel Monsalve foi absolvido no STJD. O jogador colombiano foi denunciado pelo lance de expulsão na partida contra o Botafogo, pela 28º rodada do Brasileirão. O jogador está liberado para atuar contra o Juventude, mas Renato Portaluppi tem outros problemas para montar o time titular.
Monsalve foi denunciado nos artigos 254 e 257. O 254 seria por "praticar agressão física durante a partida", e prevê pena de 4 até 12 jogos. Mas o 257, apesar de mais brando, dá conta de “participar de rixa, conflito ou tumulto durante a partida” e poderia resultar em uma suspensão de 2 até 10 jogos.
Houve uma mudança nos artigos e um reenquadramento. O ajuste colocou o meia no 250 (praticar ato desleal ou hostil) e no 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva). Os auditores na Comissão Disciplinar decidiram por absolver o jogador.
Mais problemas para Renato Portaluppi
O técnico Renato Portaluppi terá que mudar a escalação do Grêmio no próximo compromisso no Campeonato Brasileiro, contra o Juventude. Entretanto, a partida contra o Juventude, é decisiva para o Grêmio, já que o jogo é um confronto direto para escapar do rebaixamento.
Dessa forma, o Grêmio tem desfalques confirmados e também tem a situação dos "selecionáveis". Assim o tricolor terá mais de uma semana de treinos para ajustar a equipe para o confronto diante do Juventude.
Um desfalque confirmado é do zagueiro Jemerson que levou o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão. Gustavo Martins está recuperado de lesão e deve ser o substituto ao lado de Rodrigo Ely.
Já sobre os três convocados, Grêmio estuda alternativas para ter Villasanti, Aravena e Soteldo à disposição do técnico Renato na partida contra o Juventude. A alternativa é armar uma logística de fretar voo aos "selecionáveis".
Contudo, no dia 19 de novembro, os três atletas do Grêmio estarão representando suas seleções nas partidas válidas pelas Eliminatórias para a Copa. Entretanto, no dia seguinte, às 19h, o Tricolor tem a partida contra a equipe da Serra pelo Campeonato Brasileiro.
Pensando na melhor logística, o Tricolor avalia caso a caso, bem como o Villasanti tem a situação mais difícil. Pois a seleção do Paraguai enfrenta a Bolívia em El Alto, na altitude.