Na noite da sexta-feira(15), o Chile do atacante gremista Alexander Aravena empatou com a seleção do Peru por 0 a 0, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Mas, a seleção do Aravena, segue em último na classificação, agora com 6 pontos e longe da zona de classificação para a Copa do Mundo.
Em uma partida muito disputada, com inúmeras oportunidades criadas pelas duas equipes, o zero não saiu do placar. Ainda que no último lance da partida, o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio tenha marcado pênalti para a seleção peruana e logo na sequência, anulou a marcação da penalidade por impedimento do atacante Lapadula. Aravena começou entre os titulares, e jogou os 90 minutos de jogo, fato curioso sobre as substituições, que o técnico Ricardo Gareca, do Chile, realizou apenas duas trocas na equipe em toda a partida.
Entretanto, o atacante gremista atuou durante toda a partida, sendo importante pelo lado direito da equipe, tanto no momento ofensivo, como na parte defensiva. Aravena participou de forma intensa pelo lado direito de ataque, tentou duas finalizações que foram para a linha de fundo, tentou seis dribles e sofreu três faltas.
O Chile, último colocado nas Eliminatórias, volta a campo na terça-feira (19), quando enfrenta a Venezuela. No dia seguinte, o Grêmio enfrenta o Juventude, pelo Brasileirão.
Grêmio busca ajuda de Rigo na “Operação Juventude”
O Grêmio trata o jogo contra o Juventude como uma decisão. A partida, válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, coloca frente a frente duas equipes que brigam contra o rebaixamento. O Tricolor, hoje a três pontos do Z4, está mobilizado em várias frentes para transformar o ambiente na Arena favorável na próxima quarta-feira (20). E Celso Rigo pode ajudar o Grêmio na "Operação Juventude".
A informação é do jornalista Leonardo Meneghetti. Renato Portaluppi solicitou à direção gremista uma mobilização para que o Imortal tenha a presença, na partida da próxima semana, dos três jogadores que estão servindo as suas seleções neste momento: Aravena, Soteldo e Villasanti. O grande esforço terá a parceria do empresário Celso Rigo. Ele emprestará o seu jatinho para que os atletas cheguem a Porto Alegre o mais rápido possível.
Os três convocados possuem compromissos na véspera de Grêmio x Juventude. Villasanti estará na altitude de El Alto, para o jogo entre Bolívia x Paraguai, que começa às 16h de Brasília. Aravena e Soteldo, por sua vez, se enfrentam em Santiago, na partida entre Chile x Venezuela, que terá início às 21h.
Celso Rigo pode ajudar o Grêmio; entenda a logística
A logística do jatinho de Rigo seria a seguinte: pegaria Villasanti em Assunción, no Paraguai, com a delegação da seleção Albirroja já tendo voltado ao seu país; posteriormente, se encaminharia para o Chile para buscar Aravena e Soteldo. E então chegaria em Porto Alegre durante a madrugada do dia do jogo entre Grêmio x Juventude. O aproveitamento dos jogadores dependerá do nível de desgaste e de quanto eles serão utilizados nas partidas das Eliminatórias.
Há uma dificuldade, conforme o jornalista, para as condições de aterrissagem no Aeroporto Salgado Filho. Há de se ter um slot disponível e essa é a questão que o Grêmio tenta resolver neste momento. A tendência é de que isso seja resolvido.
Além disso, Meneghetti afirma que Renato Portaluppi avalia a possibilidade de antecipar a concentração do elenco gremista em um dia. Isso ainda será tema de conversa com o grupo de jogadores. O fato é que o Grêmio quer demonstrar à torcida e aos próprios atletas o quanto está mobilizado para a partida contra o Juventude. No entendimento interno, este jogo pode espantar qualquer possibilidade de rebaixamento em 2024.