O Grêmio anunciou a contratação do executivo Leandro Figueiredo. O profissional já iniciou o seu trabalho no tricolor, onde irá liderar o projeto de captação de novas receitas e negócios do Clube. Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem 43 anos e vasta experiência no mercado.
Sobretudo, Leandro é formado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Negócios, Marketing e Comunicação, mais MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Então, sua carreira inclui posições de destaque como Head de patrocínios na empresa Estrela Bet e diretor de negócios no Grupo Bel - Record TV e no Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde se destacou como um profissional focado em estratégias e resultados.
“Estou extremamente motivado e comprometido em contribuir para que o Grêmio se torne ainda mais forte. Meu foco será valorizar a marca do clube, impulsionar a geração de receitas e expandir os negócios, criando um impacto duradouro dentro e fora de campo”, afirma Leandro.
Anteriormente, em um dos seus últimos desafios liderou por quatro anos a área de Negócios do Clube Atlético Mineiro, como Diretor de Negócios e Marketing. Nesse meio tempo conquistou resultados expressivos e ajudou o clube a se posicionar entre as três maiores receitas do futebol nacional.
Em entrevista para a GZH, o novo executivo de marketing do Grêmio, Leandro Figueiredo, falou sobre suas ideias, desafios, do projeto de captação de novas receitas e negócios do clube.
“O Grêmio já é competitivo, o que a gente tem que fazer agora é unificar todas as nossas plataformas e conseguir trazer uma unicidade às marcas. Branding por branding não causa mais diferenciação no mercado, a exposição é importante é óbvio que é, mas o que a gente faz por trás disso é o que traz diferença. Eu quero encher o uniforme, quero trazer muito dinheiro, como eu fiz no Atlético-MG. A gente pegou o clube em 2020 e em quatro anos nós chegamos a mais de 250% de crescimento de receitas publicitárias”, citou Figueiredo.
Entretanto, à frente de uma das mais importantes pastas do Clube, Leandro Figueiredo terá também como responsabilidade as ações para o fortalecimento da marca Grêmio, aumentando a conexão e o engajamento da torcida
Entrevista do novo Executivo de Marketing do Grêmio, Leandro Figueiredo
Porto Alegre e Belo Horizonte têm um cenário parecido em questão de clubes. O que você traz de aprendizado do Atlético-MG?
“A área de marketing de negócios precisa ter sua própria identidade. Nós temos que respeitar a cultura local, isso vai ser sempre feito, porque futebol é religião, futebol é fé. Mas nós também temos que romper alguns status quo que existem no esporte de uma forma geral. Quando eu olho para a estrutura do Grêmio hoje, eu me vejo como lá no Atlético em 2020, quando eu tive que usar a minha ambidestria profissional. Quero o quê? Olhar os processos existentes, que já funcionam bem, buscar processos de melhoria para eles, trazer inovação para o processo, mas com um olhar no futuro.”
Como já está o planejamento para 2025?
“Nós já estamos discutindo orçamentos, mas eu já tenho várias ideias de implementação desde a parte nossa de patrocínios, de readequação dos nossos patrocínios, captar novos patrocinadores com urgência para colocar no nosso uniforme, não somente no uniforme, mas também nas outras frentes de contato que nós temos com os torcedores.
Eu tenho que entender quais são os meus pontos de contato e como nessa linha de comunicação eu consigo trabalhar o tripé: promoção, paixão e resultado para o clube. Quando eu consigo equilibrar esses três pontos, os meus patrocinadores entendem que o investimento no Grêmio é um dos mais assertivos para serem feitos. Se você analisar o investimento no futebol, é um dos menores custos por mil do mercado, porque um lance que eterniza, isso vai para o digital, isso tem uma perenidade monstruosa. A torcida comanda o negócio. Então o olhar vai ser 100% para ela. Eu vou estar na arquibancada junto com eles, cada dia eu vou estar num lugar diferente, porque eu quero entender no detalhe o que eles precisam.
Eu estava vendo os números vendo a participação, a gente já continua ainda em um patamar de sócios torcedores como um dos maiores do Brasil e o grande desafio dos clubes realmente no futebol é como que se mantém uma base de sócios mesmo quando às vezes o resultado não vem dentro de campo.”
A gente sabe que o campo interfere muito no marketing de um clube. Como é lidar com essas duas áreas e fazer com que elas trabalhem juntas?
“Vendas, no final do dia é venda. Se eu para bater uma meta, preciso visitar 10 clientes e se está difícil bater essa meta, eu tenho que começar a visitar 20, 30 e 40 não posso diminuir o ritmo porque o time não está performando. Isso que eu aprendi no futebol, a minha velocidade tem que ser a mesma, porque se perdeu, o torcedor não vai deixar de ser gremista. Pode ficar chateado conosco, pode, mas ele não vai deixar de ser apaixonado a gente sabe disso.
Estive muitos anos no Atlético-MG. Mesmo não ganhando, a gente não parou em nenhum momento, e aqui vai ser da mesma forma. Espero que obviamente a gente ganhe muitos títulos. Mas, se não estiver performando, vamos trabalhar com a mesma velocidade e com o mesmo posicionamento de mercado.”
Qual o seu maior desafio no Grêmio?
“É posicionar o Grêmio realmente no cenário nacional, principalmente para o mercado de São Paulo, onde estão os maiores compradores. Meu desafio é demonstrar que é possível através dessa potência, que nós temos de comunicação, trazer muito resultado às marcas que se associarem ao clube. Isso é uma construção, isso não é uma corrida de 100m, é uma maratona que a gente vai seguir.”