Em meio à preparação para o confronto contra o Juventude, na próxima quarta-feira (20), o Grêmio viu a distância para o Z4 diminuir neste final de semana. O último jogo atrasado do Brasileirão ocorreu nesse sábado (16), entre Athletico-PR e Atlético-MG, na Arena da Baixada. O clube paranaense venceu por 1 a 0, saiu da zona de rebaixamento e, consequentemente, aproximou o Grêmio da parte de baixo.
O Imortal agora encontra-se a dois pontos acima do clube que abre o Z4. O detalhe é que, com a vitória do Athletico, o primeiro clube que seria rebaixado neste momento é o próprio Juventude, próximo adversário gremista. Não há mais diferença entre jogos disputados — todos os clubes do campeonato possuem 33 partidas realizadas.
A mobilização para tirar o Grêmio da parte de baixo
O resultado do final de semana reforça sobretudo o caráter decisivo de Grêmio x Juventude, na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. E, sabendo disso, a direção gremista quer lotar a Arena com uma promoção especial de ingressos. Há ainda uma perspectiva de utilização dos três jogadores convocados para suas seleções — Aravena, Soteldo e Villasanti. Mas o plano do clube pode ser frustrado, já que os três poderão entrar em campo na véspera do jogo do Grêmio.
Por fim, Renato Portaluppi poderá antecipar a concentração do grupo de jogadores em um dia, iniciando-a na segunda-feira. Tudo com um objetivo claro: reforçar a importância do confronto direto contra o rebaixamento e mobilizar atletas e torcida para a vitória que, no entendimento interno, acabaria com os riscos de queda em 2024.
Gustavo Martins e Pavón voltam a treinar com bola
O Grêmio treinou na manhã desse sábado (16) dando continuidade à preparação para o jogo contra o Juventude, válido pela 34ª rodada do Brasileirão. Renato Portaluppi deve ter dois reforços para a partida: Gustavo Martins e Pavón treinaram com bola e avançaram na recuperação de problemas musculares. Os atletas devem ficar à disposição para a partida da próxima quarta-feira (20).
De acordo com Filipe Duarte, de GZH, é a segunda atividade consecutiva que os jogadores realizam com o grupo gremista. Gustavo Martins e Pavón voltaram aos treinos com bola nessa sexta-feira (19), conforme o jornalista. Antes disso, durante a semana, eles haviam realizado apenas trabalhos físicos de transição.