O Grêmio montou na semana passada uma "super operação" com o objetivo de contar com Aravena, Soteldo e Villasanti no jogo contra o Juventude, que ocorre quarta-feira (20). Os atletas tem compromisso internacional pelas suas seleções na véspera, dia 19, terça-feira. Com o jatinho de Celso Rigo, a logística intenciona que os jogadores estejam na manhã de quarta-feira em Porto Alegre.
Entretanto, os planos do Grêmio podem ser frustrados. Desde o início, o clube condicionou a utilização dos três convocados: será avaliada a condição física dos atletas, a minutagem que receberam nas seleções e a necessidade técnica do time do Imortal.
As péssimas notícias que chegam ao Grêmio
Um dos principais jogadores da seleção da Venezuela, Soteldo é presença constante no time titular da Vinotinto. O atacante, na última data FIFA, atuou os 90 minutos dos dois compromissos internacionais. Contra o Brasil, na última quinta-feira (14), Soteldo ficou de fora por conta de uma suspensão por cartões amarelos. A tendência é que ele retorne ao time titular nesta terça-feira, contra o Chile, em Santiago.
Chile de Aravena, afinal, a grande surpresa entre os três convocados do Grêmio no que se diz respeito ao aproveitamento na seleção. Se antes imaginava-se que o atacante de 22 anos havia sido convocado para compor a delegação, o técnico Ricardo Gareca contrariou as expectativas. Alexander Aravena não só foi titular como atuou os 90 minutos no empate contra o Peru, na sexta-feira (15). E o jovem recebeu elogios dos jornais chilenos.
"Alexandre Aravena: corajoso no enfrentamento e que gerou muito perigo e frescor. Claro que na parte mais clara do primeiro tempo decidiu tarde, com a cumplicidade de Diego Valdés. De qualquer forma, foi um ataque alternativo muito bom", descreveu o jornal La Tercera.
Por fim, o Grêmio monitora a situação de Villasanti, que vem sendo reserva no Paraguai. O volante atuou cerca de 10 minutos na vitória da Albirroja contra a atual campeã do mundo Argentina. E assim vem sendo nas últimas convocações. Porém, o titular Andrés Cubas está suspenso para o próximo confronto, contra a Bolívia, em El Alto. A imprensa do Paraguai já noticia que Villasanti será o escolhido por Gustavo Alfaro para suprir a ausência.
As péssimas notícias que chegam ao Grêmio são sobretudo estas: é grande a chance de que nem Aravena, nem Soteldo, tampouco Villasanti possam atuar contra o Juventude. O curto tempo entre as partidas das Eliminatórias e o decisivo confronto do Tricolor com a equipe caxiense inviabiliza a utilização dos convocados, caso estes de fato sejam titulares em suas seleções.