Jogadores de futebol sonham em defender seu país. Porém, nessa data FIFA, os convocados para as Eliminatórias da Copa do Mundo nas seleções sul-americanas têm uma "dor de cabeça": estarem disponíveis para seus clubes. O Grêmio, por exemplo, além das lesões e suspensões, tem Soteldo, Aravena e Villasanti atuando por Venezuela, Chile e Paraguai. O anúncio de uma "força-tarefa" tricolor para os convocados pode amenizar a situação.
O Grêmio, em nota oficial, na manhã dessa segunda-feira (18), comunicou que os jogadores selecionados atuam nessa terça-feira (19) nas suas seleções, mas passarão por sessões de recuperação logo após as partidas. Os atletas "ficarão sob os cuidados do fisioterapeuta com a utilização de equipamentos que auxiliam na aceleração da recuperação física". O Imortal anunciou que equipamentos como botas pneumáticas de compressão, eletroestimuladores e uma pistola de liberação miofascial serão utilizados.
"Força-tarefa" tricolor completa
Com a ajuda de Celso Rigo, foi viabilizado um voo particular para cuidar da situação. Dois funcionários do departamento de futebol vão acompanhar o translado dos jogadores. O supervisor de adaptação Ruan Noms e o fisioterapeuta Ingrael do Amaral irão ao Chile para tratar de Soteldo e Aravena. Os atacantes se enfrentam, em Santiago.
Na sequência, o voo parte para Assunção, capital paraguaia, onde embarca Villasanti. O volante terá cumprido o seu compromisso com o Paraguai, na Bolívia. O retorno a Porto Alegre está previsto para a manhã de quarta-feira (20), dia da partida contra o Juventude. Entretanto, os atletas passarão por uma avaliação da comissão técnica, para a decisão sobre as suas utilizações contra o time da Serra.
A rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo
Dois jogos interessam o Grêmio diretamente na 12ª rodada, ambos no dia 19, terça-feira. Villasanti deve atuar na partida do Paraguai, que visita a Bolívia. A partida acontece no Municipal de El Alto, às 17h. Contudo, Aravena e Soteldo se enfrentam, no Nacional de Santigo, onde acontece Chile x Venezuela, às 21h.