O Grêmio empatou em 2 a 2 com o Juventude na noite desta quarta-feira (20), em jogo válido pela 34ª rodada do Brasileirão. Os gols do Tricolor foram marcados por Braithwaite e João Lucas (contra), enquanto o Juventude anotou seus tentos com Mandaca e Lucas Barbosa.
O Tricolor chega aos 40 pontos, caindo para o 13° lugar, e aguarda a definição da rodada para definir a sua posição no campeonato. Na próxima rodada, enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, dia 27 de novembro, quarta-feira, às 21h.
Primeiro tempo
Bruno Arleu de Araújo apitou e o Juventude não teve respiro. Aos 2 minutos, Edenilson achou grande lançamento para Diego Costa. O centroavante cortou para o meio e deu um passe sutil, na medida para Braithwaite. O artilheiro dinamarquês bateu rasteiro, sem chances para Gabriel. O Grêmio abria o placar e a Arena veio abaixo.
A resposta do Juventude não demorou; em levantamento para a área, Lucas Barbosa cabeceou para o chão com força e Marchesín fez a defesa sem dar rebote. Eram apenas 4 minutos do 1° tempo. O Grêmio assustou novamente aos 14, quando Cristaldo cobrou falta pelo lado esquerdo. O cruzamento foi em direção ao gol e obrigou Gabriel a espalmar pela linha de fundo.
Posteriormente, o Juventude envolveu o Grêmio numa troca de passes de quase um minuto, aos 15. A jogada foi encerrada com o cruzamento de João Lucas para nova cabeceada de Lucas Barbosa, dessa vez para fora.
Aos 22, Edenilson avançou por dentro e achou Diego Costa. O camisa 19 enfiou para João Pedro, que, cara a cara com o goleiro do Juventude, por pouco não chegou na bola. A equipe caxiense chegou com perigo no minuto seguinte. Em escanteio cobrado por Ewerthon, no bate rebate dentro da pequena área Geromel afastou para a linha de fundo e salvou o que seria o gol de Erick Farias.
Juventude cresce no final do 1° tempo
O clima na Arena, aos 34, já não era o da confiança do início da partida. O Juventude passou a gostar do jogo e, após erro de Rodrigo Ely, Lucas Barbosa avançou a dribles por dentro e passou para Gabriel Taliari. O centroavante caiu após choque com Reinaldo, lance normal conforme a arbitragem.
O Grêmio voltou a assustar após o gol apenas aos 38 minutos. Cristaldo girou na entrada da área e, ao invés de chutar, tocou para João Pedro. O lateral-direito cortou para a perna canhota e bateu colocado. A bola passou muito perto do ângulo mas se perdeu pela linha de fundo.
Lucas Barbosa era o mais participativo no ataque do Papo. Aos 42, João Lucas cruzou, Rodrigo Ely afastou para a entrada da área e o atacante bateu bonito com a canhota, sem pulo. A bola saiu centímetros acima da meta de Marchesín. O 1° tempo estava encerrando.
Mas ainda deu tempo do Juventude empatar. Rodrigo Ely saiu lesionado, Gustavo Martins entrou. No 1° lance após a saída do zagueiro, Ewerthon cobrou falta na área e Mandaca subiu sozinho, cabeceando no canto direito de Marchesín.
Aos 16, o Grêmio teve falta pelo lado direito. Reinaldo cruzou, Geromel desviou, mas muito alto, sobre o gol de Gabriel.
Segundo tempo
O Grêmio não começou bem o 2° tempo. E por isso, demorou apenas 4 minutos para que Renato Portaluppi chamasse as primeiras trocas: Monsalve e Pavón. Não deu tempo deles entrarem antes da virada: aos 6, Gustavo Martins errou na entrada da área, Mandaca recuperou e lançou Lucas Barbosa. O atacante encobriu com categoria Marchesín e fez 2 a 1 no placar.
A coisa poderia ter ficado pior porque, aos 9, Reinaldo bobeou, perdeu a bola e derrubou Jadson. O juiz deu falta, mas o VAR corrigiu: pênalti para o Juventude. Na cobrança, Taliari cobrou rasteiro, no canto, e Marchesín fez grande defesa, evitando o terceiro.
Aos 16, o Grêmio ganhou falta no lado direito de ataque. Reinaldo cruzou para dentro da área e Geromel desviou, mas a bola subiu demais e passou sobre o gol de Gabriel. O tempo passou rápido na Arena e o Grêmio pouco assustava o Juventude. No minuto 31, Renato fez suas últimas trocas: Soteldo e Arezo entraram no lugar de Geromel e Diego Costa.
Finalmente, aos 33, o Tricolor voltou a levar perigo. Monsalve conduziu, achou Cristaldo que deixou Braithwaite cara a cara com Gabriel. O goleiro do Papo saiu bem e abafou o chute. No rebote, a zaga afastou para a linha de fundo. O dinamarquês teve nova oportunidade aos 38, ao receber cruzamento de Reinaldo. Entretanto, o cabeceio foi muito forte.
No drama, Grêmio empatou em 2 a 2 com o Juventude
Com 43 minutos, João Pedro fez jogada individual e recuou para Braithwaite. O dinamarquês arriscou, a bola desviou e caiu para Pavón que, pelo lado direito, chutou forte, sem nenhuma direção. Aos 46, Reinaldo cobrou falta com força na entrada da área e Gabriel espalmou para escanteio.
A grande oportunidade do Grêmio ocorreu no minuto seguinte. Monsalve tabelou com Braithwaite e, na linha da grande área, mandou uma bomba que explodiu no travessão, bateu nas costas do goleiro e não entrou.
No minuto seguinte, Soteldo sofreu falta após jogada individual pelo lado esquerdo. Finalmente, na cobrança, Cristaldo chutou com força para o meio da área, João Lucas tentou cortar mas desviou contra o próprio gol. O Grêmio empatou em 2 a 2 com o Juventude aos 48 do segundo tempo e assim a partida terminou.
Ficha técnica
Data e horário: 20 de novembro de 2024, às 19h (de Brasília)
Competição: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Bruno Boschilia e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
VAR: Caio Max Augusto Vieira
Cartões amarelos: Geromel, Pepê e Diego Costa (GRE); João Lucas, Ewerthon, Mandaca e Lucas Barbosa (JUV)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Grêmio — Braithwaite (2'1T) e João Lucas contra (48'2T); Juventude — Mandaca (51'2T) e Lucas Barbosa (6'2T).
Público total: 40.426 torcedores
Grêmio: Marchesín, João Pedro, Rodrigo Ely (Gustavo Martins), Geromel (Soteldo) e Reinaldo; Dodi, Pepê (Monsalve) e Edenilson (Pavón); Cristaldo, Braithwaite e Diego Costa (Arezo).
Juventude: Gabriel, João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Ewerthon (Zé Marcos); Jadson, Ronaldo e Mandaca (Jean Carlos); Lucas Barbosa (Marcelinho), Erick Farias (Gabriel Inocêncio) e Gabriel Taliari (Nenê).