A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escolheu e divulgou a escala de arbitragem para Cruzeiro e Grêmio, no Mineirão. A partida decisiva será válida pela 35ª rodada do Brasileirão, na próxima quarta-feira (27), às 21h e demanda experiência no comando. Portanto, um dos mais conhecidos e experientes árbitros brasileiros é quem apita Cruzeiro x Grêmio.
Raphael Claus será o comandante da arbitragem. O Paulista, que apita jogos do Tricolor desde 2013, tem 45 anos e faz o segundo jogo do Imortal nessa edição de Brasileirão. O primeiro jogo foi o que marcou a volta do Grêmio e sua torcida para a Arena, após as enchentes: Grêmio 2x3 Atlético Mineiro.
Retrospecto do Tricolor com quem apita Cruzeiro x Grêmio
Ao todo são 30 jogos do Grêmio apitados por Claus. O Imortal venceu 15 vezes, porém empatou em 10 oportunidades e saiu derrotado em 5. Um aproveitamento de 61% dos pontos disputados. Raphael é experiente, pois, por exemplo, contando somente o Campeonato Brasileiro da Série A, o paulista já apitou 23 jogos do Tricolor.
Claus foi árbitro duas vezes em "Grêmio x Cruzeiro". O primeiro jogo foi em 2017, empate em 3x3, no Mineirão. O segundo é mais recente, novo empate, na Arena, 1x1, em 2023.
Confira a escala completa de arbitragem para Cruzeiro x Grêmio:
- ÁRBITRO: Raphael Claus - SP
- ASSISTENTE 1: Marcelo Carvalho Van Gasse - SP
- ASSISTENTE 2: Miguel Caetano Ribeiro da Costa SP
- QUARTO ÁRBITRO: Wagner Francisco da Silva Souza - BA
- VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho - RJ
- AVAR: Sidmar dos Santos Meurer - PR
Diníz encara a partida contra o Grêmio como uma final
O técnico do Cruzeiro, Fernando Diniz falou sobre a sequência no Campeonato Brasileiro. Após perder a final da Copa Sul-Americana, entretanto, a Raposa tem seu primeiro compromisso já contra o tricolor, no Mineirão, no dia 27 de novembro, às 21h.
Contudo, em coletiva de imprensa após perder a final da Sul-Americana, para o Racing por 3 a 1, o técnico Fernando Diniz explicou sobre a partida e projetou a sequência do Cruzeiro no Brasileirão.
“A gente tem que saber avaliar tudo que aconteceu, aprender e seguir evoluindo. O time tem feito coisas boas, fez coisas ruins hoje no jogo(final da Sul-Americana) e fez coisas positivas. A gente tem mais quatro jogos no Campeonato Brasileiro, quatro finais para nós, para a gente conseguir terminar o mais alto possível na tabela”.
Entretanto, o Cruzeiro nos últimos 9 jogos no Campeonato Brasileiro, tem apenas uma vitória, e agora busca uma sequência positiva pensando em classificar para a Libertadores de 2025. O Grêmio busca a pontuação necessária para permanecer na primeira divisão do Brasileirão da próxima temporada.