O Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1 na tarde desde domingo (1°), em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão. Os gols do Tricolor foram marcados por Cristaldo e Ruan (contra), enquanto o São Paulo descontou com Luiz Gustavo. O Tricolor chega aos 44 pontos, subindo ao 10° lugar (ainda aguardando sobretudo o complemento da rodada) e praticamente se salvando do rebaixamento. Na próxima rodada, enfrenta o Vitória, no Barradão, dia 4 de dezembro, quarta-feira, às 20h.
Primeiro tempo
Com o apoio da torcida, o Grêmio começou melhor no jogo e mais ligado que o São Paulo. No primeiro minuto de jogo, Cristaldo arriscou chute, a bola foi travada e sobrou em Aravena, que finalizou no meio do gol para defesa de Rafael. O Tricolor tentava pressionar a equipe paulista e conseguia recuperar a bola no setor ofensivo nos primeiros minutos.
O domínio gremista, entretanto, não durou muito tempo. A partir dos 10 minutos, o São Paulo passou a ter mais a bola e começou a incomodar a defesa gremista. Posteriormente, com 18 minutos, Luciano tabelou com André Silva, recebeu na cara do gol e bateu no canto. Marchesín fez boa defesa.
Logo depois, o Grêmio voltou a ser amplamente superior na partida. Aos 20, a grande chegada do Grêmio. Braithwaite deu grande passe para João Pedro que ficou cara a cara com Rafael. O lateral driblou o goleiro em direção à linha de fundo, cruzou para Aravena que finalizou em cima do zagueiro Ruan, que salvou o gol.
No minuto seguinte, Cristaldo fez lançamento impressionante para Aravena que entrou livre, de frente para o gol. O chileno chutou cruzado e Rafael defendeu com os pés. O Grêmio mais uma grande chance no jogo. Posteriormente, aos 22, Cristaldo apareceu pelo lado direito, cruzou para o zagueiro Jemerson que, como elemento surpresa, cabeceou para defesa firme do goleiro do São Paulo.
Domínio gremista é transformado em gols e o Grêmio venceu o São Paulo no final do 1° tempo
Aos 27 minutos, praticamente um replay do lance anterior: Cristaldo, pelo lado direito, cruza para a área e desta vez Braithwaite apareceu e cabeceou. Rafael pegou sem rebote outra vez. Com 30 minutos, após parada técnica, Soteldo fez jogada pela direita e cruzou. A bola bateu no braço de Luiz Gustavo, mas o juiz e o VAR não entenderam o lance como pênalti. Lance polêmico.
Na cobrança de escanteio, Geromel subiu e cabeceou, por cima. Além disso, aos 35 minutos, Soteldo arrancou pela ponta direita e achou João Pedro no bico direito da área. O lateral tocou de maneira esperta na bola, achando Cristaldo. O meia argentino não titubeou e mandou um chutaço sem defesa para Rafael. Aberto o placar na Arena, que pulsava intensamente.
O São Paulo só voltou a assustar aos 42, numa cobrança de escanteio. Lucas Moura lenvantou e Alan Franco cabeceou com perigo, sobre o gol de Marchesín. O cronômetro passava os 45 da primeira etapa quando Villasanti entrou aos trancos e barrancos na área pelo lado direito. O paraguaio cruzou rasteiro com força para o meio da área. No bate e rebate, Ruan marcou contra: 2 a 0 para o Grêmio.
Ainda deu tempo do Tricolor Paulista chegar com perigo aos 47. Luciano finalizou com espaço na meia lua da grande área e a bola passou ao lado do gol de Marche. E assim acabou o primeiro tempo, com grande atuação, o Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 0.
Segundo tempo
As equipes retornaram sem trocas para a segunda etapa. Os primeiros minutos foram sobretudo de pouca intensidade. Aos 6 minutos, Dodi falhou no meio campo e gerou um contra-ataque de 3x2 para o São Paulo. A bola ficou com Ferreira que, tentou passar por Geromel mas não levou. Grande recuperação do zagueiro gremista impedindo o gol do São Paulo.
O jogo era morno no 2° tempo. Apenas aos 14 o Tricolor voltou a finalizar. Cristaldo cobrou escanteio na cabeça de Jemerson e o zagueiro cabeceou com perigo, mas Rafael pegou firme. O São Paulo mexeu finalmente, tirando Rafinha e Ferreira para a entrada de Patryck e Wellington Rato. As trocas deram resultado: aos 18, a zaga do Grêmio afastou escanteio para a entrada da área e Luiz Gustavo estava livre. O volante acertou um lindo chute, sem deixar a bola cair, no ângulo de Marchesín — 2 a 1.
Poucas chances após o gol e o Grêmio venceu o São Paulo
Após o gol, Renato fez a primeira troca no Grêmio: Monsalve entrou no lugar de Cristaldo, aos 19. O São Paulo seguia melhor na partida. Aos 28, Wellington Rato fez bonita tabela com André Silva e, cara a cara com o goleiro gremista, bateu na rede pelo lado de fora. Mais trocas no Imortal: Pepê e Edenilson substituíram Dodi e Aravena. O Grêmio só voltou a ter boa chance aos 32. Após boa troca de passes, Pepê achou Soteldo na área. O venezuelano chutou, a bola sofreu desvio e obrigou Rafael a fazer grande defesa.
No escanteio, em seguida, após desvio no primeiro pau, a bola sobrou para Braithwaite que, no ar, encheu o pé, todavia com muita força. A bola passou sobre o gol, uma chance que o dinamarquês não costuma perder. As últimas trocas do Grêmio ocorreram aos 42: João Pedro e Soteldo saíram para a entrada de Igor Serrote e Pavón. Nos últimos minutos, jogo brigado, disputado, entretanto o Grêmio aguentou até o fim. Ramon Abatti Abel apitou aos 50 o final do jogo, o Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1 para festa sobretudo das 40 mil pessoas na Arena.
Ficha técnica
Data e horário: 1° de dezembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Competição: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira e Luanderson Lima dos Santos
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira
Cartões amarelos: Pavón (GRE); Wellington Rato (SÃO)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Grêmio — Cristaldo (35'1T) e Ruan contra (45'1T)
Público total: 39.414
Grêmio: Marchesín, João Pedro (Igor Serrote), Geromel, Jemerson e Reinaldo; Dodi (Pepê), Villasanti e Cristaldo (Monsalve); Aravena (Edenilson), Soteldo (Pavón) e Braithwaite.
São Paulo: Rafael, Igor Vinícius, Alan Franco, Ruan Tressoldi e Rafinha (Patryck); Luiz Gustavo, Alisson (Bobadilla) e Luciano; Ferreirinha (Wellington Rato), Lucas Moura e André Silva (William Gomes).