O Grêmio venceu por 2 a 1 o Juventude na noite deste sábado (22), em jogo válido pela ida das semifinais do Gauchão 2025. Os gols do Tricolor foram de Braithwaite e Cristian Olivera, enquanto a equipe de Caxias descontou com Batalla. O Imortal entra em campo novamente no próximo sábado (1°), contra o Juventude, às 16h30, no Alfredo Jaconi, pela partida de volta das semifinais do Gauchão.
Primeiro tempo
Os primeiros movimentos do jogo tiveram João Pedro como protagonista. Primeiro, aos 5 minutos, ele recebeu de Monsalve na entrada da área e mandou pro gol, mas o goleiro Gustavo pegou firme, sem dificuldades. Aos 13, porém, o lateral-direito fez grande jogada com direito a meia-lua na marcação, cruzou para trás e achou o artilheiro gremista. Braithwaite bateu com força e abriu o placar: 1 a 0 na Arena.
O Grêmio era superior na partida e seguia levando perigo. Aos 30 minutos da primeira etapa, Monsalve foi chutado dentro da área, mas o árbitro Jonathan Pinheiro e o VAR Douglas Schwengber da Silva não entenderam como pênalti. Pouco tempo depois, em contra-ataque, a bola chegou no atacante Batalla, que bateu de fora da área. O chute desviou em Lucas Esteves e matou Tiago Volpi: 1 a 1.
O Grêmio sentiu o gol e passou a ter menos o controle da partida, embora o Juventude também não ameaçasse a meta gremista. Aos 42, o Grêmio voltou a assustar: Monsalve lançou Kike Olivera, ele cortou para a perna esquerda e bateu com força, obrigando Gustavo a fazer grande defesa. O 1° tempo encerrou com tudo igual na Arena.
Segundo tempo - Grêmio leva vantagem na ida das semifinais do Gauchão
Para a segunda etapa, Quinteros promoveu a primeira alteração já no intervalo: com atuação apagada, Cristaldo saiu para a entrada de Francis Amuzu. A mudança demorou pouco para surtir efeito. Logo aos 5 minutos, Monsalve arrancou em velocidade e serviu o atacante belga com muita precisão. Amuzu deu um toque de três dedos e deixou Olivera na cara do gol. O uruguaio não perdeu: 2 a 1.
Após o gol do Grêmio, o jogo ficou sobretudo brigado, com muitos cartões amarelos para a equipe do Juventude. O Tricolor voltou a levar perigo com Villasanti, de cabeça, para fora, após mais uma grande jogada do colombiano Monsalve.
Camilo, que substituiu Cuéllar, roubou bola no meio-campo, serviu Braithwaite, que lançou Kike Oliveira. O uruguaio cruzou para Edenilson, que marcou o gol. O VAR chamou e entendeu que o volante havia feito falta no início da jogada e o árbitro concordou, anulando o lance. Bronca na arbitragem novamente na Arena.
Mesmo com 10 minutos de acréscimo, o Tricolor não conseguiu aumentar o placar, embora tenha feito uma grande pressão sobre o Juventude. Braithwaite chegou a acertar o travessão aos 52 minutos. O Grêmio, afinal, leva a vantagem no jogo de ida das semifinais do Gauchão
Ficha técnica
Data e horário: 22 de fevereiro de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Competição: Semifinal (Ida) do Gauchão 2025
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Leirson Peng Martins
VAR: Douglas Schwengber da Silva
Cartões amarelos: Villasanti e Jemerson (GRE); Ênio, Marcos Paulo, Giraldo e Jadson (JUV)
Cartões vermelhos:
Gols: Grêmio — Braithwaite (12'1T) e Cristian Olivera (5'2T); Juventude — Batalla (32'1T)
Público total: 26.072 torcedores
Grêmio: Tiago Volpi, João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Cuéllar (Camilo), Villasanti e Cristaldo (Amuzu); Cristian Olivera, Monsalve (Edenilson) e Braithwaite.
Juventude: Gustavo, Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Marcos Paulo (Alan Ruschel); Daniel Giraldo, Jadson e Jean Carlos (Mandaca); Ênio (Giovanny), Emerson Batalla (Petterson) e Erick Farias.